Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Mirando 2024, prefeitos focam na conclusão de obras para a Saúde

Hospital Regional de Barueri aguarda contratação de gestora para iniciar atendimento ao público (Divulgação/Secom Barueri)

Além das reformas nas unidades de saúde, os gestores municipais também aceleram as obras para concluir novos hospitais e prontos-socorros

Independente do município ou gestão, a saúde pública sempre lidera a lista de reivindicações por parte da população. A alta demanda faz com que os investimentos no setor sejam constantes ampliados para que não haja prejuízo no atendimento. Somente em 2024, cinco novos equipamentos devem ser inaugurados por gestores municipais da cidades que compõem a Região Oeste da Grande São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Gestora do Hospital Regional de Barueri vai administrar outras unidades do Estado

Hospital da Criança para descentralizar saúde de Osasco

Um deles é o Hospital da Criança e da Mulher de Osasco. A unidade é construída na Zona Norte da cidade e deve integrar o pacote de obras que serão inauguradas no aniversário do município, festejado em 19 de fevereiro.

Nesta semana, o prefeito Rogério Lins (Pode), publicou um vídeo nas redes sociais informando que a construção chegou na etapa de acabamento interno. “Estamos fazendo a fase de acabamento interno e depois seguimos para o externo. O Hospital da Criança e da Mulher logo será concluído e entregue para a nossa população”, garantiu.

O hospital terá 3 salas de Centro Cirúrgico, 10 leitos de UTI, 6 leitos de Enfermaria, 10 leitos de Enfermaria Lactante, setor de Aleitamento Materno, 8 leitos de Enfermagem Cirúrgica, 8 leitos de Enfermagem de Adolescentes, 8 consultórios, Emergência, Apoio, Sala de Raio X, Sala de Tomografia, Sala de Espera, Apoio Cirúrgico e Administrativo, entre outros.

Hospital Regional de Barueri reforça a saúde na região

Já em Barueri, o prefeito Rubens Furlan (PSB), entregou ao governo do Estado de São Paulo, no mês setembro, a obra finalizada do Hospital Regional. Agora, o govenador Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou a abertura de chamamento para escolher a gestora da unidade. A unidade deve iniciar atendimento em março do ano que vem.

Segundo o governador, por se tratar de uma unidade moderna, grandes entidades tem se interessado em exercer a gestão, por isso, o modelo proposto deve ser de gestão compartilhada, ou seja, além de assumir a unidade construída em Barueri, a gestora deve se responsabilizar pela administração de outras duas unidades de saúde vinculadas ao governo do Estado de São Paulo.

A unidade terá 360 leitos, atendimento em oncologia com quimioterapia e radioterapia, cardiologia, ortopedia, neurologia/neurocirurgia e cirurgia bariátrica na alta e média complexidade. Do total de leitos previstos, 50 serão de UTI.

Além disso, o Hospital Regional terá oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, hospital-dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas.

Barueri: Hospital Regional será entregue em 1º de setembro
Unidade terá quase 400 leitos para atender pacientes da região (Benjamim Sepulvida/Secom Barueri)

Hospital e Maternidade para Saúde de Jandira

Já em Jandira, segue acelerada a obra para a construção de Hospital e Maternidade Municipal. Ao Giro, o prefeito Henri Sato diz que a unidade pode ser concluída em agosto de 2024. A unidade, que está sendo instalada na avenida Conceição Sammartino, na região central, recebeu os primeiros pilares de sustentação.

Em entrevista ao GIRO, no final do mês de junho, o prefeito garantiu que as obras do Hospital e Maternidade de Jandira serão concluídas até agosto de 2024. O gestor explicou que os avanços na construção civil garantem agilidade na execução da estrutura.

“A previsão é para o próximo ano. Acredito que entre julho e agosto nós faremos a inauguração deste importante equipamento para a nossa cidade. É uma obra com muitos detalhes, mas trabalhamos no sentido de tentar adiantar a entrega, e com as avançadas tecnologias na construção civil isso pode acontecer”, explicou Sato, na ocasião.

O projeto é composto por cinco pavimentos, com área total edificada de 5.134,26 m². O pronto-socorro terá 56 leitos, sendo quatro de emergência, nove de observação (adulto feminino, adulto masculino e infantil), 12 de UTI (adulto, infantil e neonatal) e 31 de internação, espalhados nos seguintes pavimentos: subsolo, térreo, primeiro e segundo.

Prefeito Henri Sato vistoria obra de construção do hospital e maternidade em Jandira
Hospital de Jandira fará atendimentos de casos de baixa e média complexidade (Reprodução/Redes Sociais)

O hospital será de baixa e média complexidade, e realizará pronto atendimento, partos e cirurgias como ginecológicas, hérnias, miomas, entre outras. A unidade funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com um total inicial previsto de 150 colaboradores entre setores de enfermagem e área administrativa (população fixa).

Saúde: Hospital em Santana de Parnaíba

Já em Santana de Parnaíba, as obras do Novo Hospital Municipal estão em ritmo acelerado. A unidade terá 200 leitos, divididos em quartos duplos, dos quais 26 serão voltados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com mais de 14 mil m², a nova instalação de saúde abrigará o Pronto Socorro Infantil, o Pronto Socorro Adulto e a Maternidade Municipal. Serão em torno de 300 profissionais para atender os munícipes, além de quase 100 vagas de estacionamento. Como será de média complexidade, realizará cirurgias de pequeno e médio porte.

O novo Hospital Municipal terá recepção; triagem; consultórios para atendimento adulto e infantil; área de imagens, isolamento e observação; área administrativa; ala completa da maternidade e centro cirúrgico. Aparelhos para a realização de raio-x, ultrassonografia e tomografia também fazem parte do complexo de saúde.

Saúde: Pronto Atendimento em Itapevi

Já Itapevi, o prefeito Igor Soares (Pode) tem a previsão de concluir as obras do Pronto Atendimento Cardoso em setembro de 2024. Atualmente foram executados 70% da construção. Serão investidos R$ 13,7 milhões. O PA do Cardoso terá atendimento 24 horas e substituirá o atual pronto-socorro em funcionamento na Rua Giovanni Cornaro. A implantação faz parte do trabalho da administração municipal de garantir um serviço médico de qualidade no município.

Mirando 2024, prefeitos focam na conclusão de obras para a Saúde
Unidade tem previsão de ser inaugurada em setembro do ano que vem (Divulgação/PMI)

O futuro pronto atendimento irá funcionar em um prédio de dois pavimentos, com 1.735 metros quadrados de área construída. O piso térreo vai abrigar a entrada de emergência para ambulâncias, as salas de espera para atendimento e os consultórios médicos. Além disso, abrigará o serviço social, a triagem e as salas de gesso, de raio x.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Acompanhe o GiroCast

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail