Reformar ou construir novos equipamentos voltados para a Educação. Esse tem sido o foco de alguns dos prefeitos das 12 cidades que compõem um consórcio de cidades na região oeste da Grande SP. Nas últimas semanas, os anúncios de construção de novas unidades tomaram conta das redes sociais, ferramenta que se transformou no principal canal de divulgação das ações dos governos. Em Osasco, por exemplo, o prefeito Rogério Lins (Podemos) anunciou a construção de duas unidades da “Escola do Futuro”, na Zona Sul e Norte da cidade, que irão operar no período integral.
O mesmo modelo também foi defendido pelo prefeito de São Roque, Guto Issa (Podemos). Além de anunciar reformas de unidades escolares, o gestor municipal ressaltou a construção de uma “Escola do Futuro”, no Centro de Maylasky. Já o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos (PL), além da reforma prevista em 16 unidades, promete entregar até o fim de agosto uma creche no bairro São Marcos.
Em Jandira, está prevista a inauguração da EMEB Maria Marques Pires, que já encontra-se em fase final. A inauguração da EMEB Manoel Nascimento de Souza, que já está pronta e em breve será inaugurada, e a finalização das reformas das EMEBs Pedrina e Wagner Paschoalin. Além disso, o prefeito Henri Sato (PSDB), dará início à construção da creche do Brotinho. O projeto já foi licitado e a obra começará em breve.
Ainda em Jandira, haverá a reforma das EMEBs Floresta Encantada e da Edson Alves. Ainda para o 2º semestre, a reforma da EMEB Heneyde Storni Ribeiro e a reforma com ampliação da EMEB Antônio Gonçalves, que passará de seis para dez salas de aula. Também será iniciada a construção de uma escola de tempo integral.
Em Cajamar, o prefeito Danilo Joan (PSD) tem cronograma com cinco obras que vão de creche até a construção da faculdade municipal. A Secretaria Municipal de Educação do município ainda informa que a cidade avança com o programa de manutenção e reforma das escolas, sendo que 36 escolas já passaram por reformas ao longo dos três últimos anos. As manutenções das unidades também são constantes e realizadas diariamente. Em Barueri, o prefeito Rubens Furlan (PSDB) investe em tecnologia e na reforma de unidades escolares.