No próximo semestre, esta previsto para ser inaugurado na Região Oeste da Grande São Paulo, dois importantes empreendimentos culturais: o novo Teatro Municipal de Itapevi e a Praça das Artes em Barueri. As informações foram confirmadas pela reportagem, junto as administrações municipais dos respectivos municípios, nesta quarta-feira (09).
Enquanto em Cotia, a cidade deve licitar, em breve, a construção do Teatro Municipal que deve ficar pronto até final do ano que vem. Além disso, será promovido a reforma do Centro Cultural de Caucaia do Alto, equipamento público que oferece diversas oficinas culturais gratuitas.
Ao Giro S/A, a prefeitura de Barueri informou que a Praça das Artes esta em fase final de acabamentos. “Acredita-se que seja entregue nos próximos meses”, explicou a gestão municipal. Com projeto assinado pelo arquiteto Ruy Othake (1938-2021), o espaço será um complexo com vários empreendimentos culturais em um só lugar.
Localizada em Barueri, na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, nº 255, Jardim dos Camargos, a obra terá um prédio de quatro pavimentos em um terreno com mais de 12 mil metros quadrados. Além do Palco Aberto, contará com um teatro com capacidade para mais de 900 lugares, com fosso para orquestra de 50 músicos, iluminação acústica e som de última geração. Terá ainda pinacoteca, salas para aulas de teatro, dança, música e artes visuais, além de oficinas para cenários, figurinos e artesanato.
Abrigará ainda uma biblioteca de artes, área midiática e saguão de exposições para mostras de arte. Além disso, o local ainda terá o Ginásio de Esportes Sérgio Honda. O prédio ainda contará com infraestrutura sustentável (água e energia), pavimento térreo, mezanino e mais quatro pavimentos em terreno de 12 mil m², com área construída de mais de 20 mil m² e estacionamento com cerca de 400 vagas. Haverá também área para acessibilidade, elevadores e rampas de acesso, restaurante, lanchonete e espaço criança com brinquedos interativos.
Já em Itapevi, a prefeitura informou que o novo Teatro estará disponível para o público a partir de julho. De acordo com a gestão executiva, a obra está sendo realizada por meio de uma parceria com o governo do estado de São Paulo. No qual, R$ 1,5 milhões de recursos são oriundos do estado, por meio de emenda parlamentar e R$ 654.435,92 subsidiados pela prefeitura.
O empreendimento ficará instalado no 2º andar da Secretaria de Educação, rua Professor Irineu Chaluppe, 65, Centro. Com previsão de ser inaugurado no fim de novembro, o teatro terá 323 lugares, camarins, banheiros, nova iluminação, instalação de aparelhos de ar condicionado especiais, cortinas, microfones, tela de projeção de led, canhão de luz, alto falantes, pisos e corrimões modernos, além de sala de controle de áudio e vídeo, pintura e adequação de espaços com acessibilidade.
Outras ações
À reportagem, Barueri informou que está no planejamento a reforma de alguns centros culturais. As ações estão em processo licitatório. Além disso, , várias ações culturais vêm sendo retomadas na cidade, como o Boulevard dos Namorados, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de junho, a queima de fogos no dia 24 de junho, os shows, peças de teatro no Centro de Eventos, o Cultura no Parque todos os domingos, as feiras especiais, entre outros.
Em Cotia, no próximo dia 14, o município irá realizar a primeira reunião dos empossados do Conselho Municipal da Cultura. A cidade também segue cumprindo uma vasta agenda de “Encontros de Cultura” dos bairros, desde dezembro de 2020. O próximo será no sábado (11), no Jardim Japão e, no dia 25/06, será no Parque Alexandra.
Nos pós-período de restrições por conta da pandemia, a Secretaria de Cultura e de Lazer retomou diversas oficinas e deve abrir inscrições para outras, ao longo do ano. Foi renovada a parceria com o Pontos MIS que oportuniza diversos eventos/oficinas para a população. Está programado, para o segundo semestre, a realização do 1º Revelando Cotia.
Em Itapevi, em 2021, a localidade revitalizou o Escadão Cultural Nelson Bernardes, na região central. O local é um espaço onde crianças, jovens e adultos podem bater papo, fazer leituras e apreciar a decoração bonita, convidativa e iluminada, com grafite em formato de mosaico, palmeiras e flores.
A cidade também conta com o West Side Gallary, criado em 2019, no Corredor Oeste. É uma das maiores galerias de arte urbana do Brasil. Contabilizando as fases I, II e III (realizadas em 2020 e 2022) a obra apresenta 5.550 m² de pintura de grafite e é um dos maiores corredores de arte urbana da região metropolitana do estado de São Paulo e do Brasil.