As cidades da região continuaram com baixos registros de dengue (veja tabela). O verão está chegando e, além de quente, é chuvoso e úmido, proliferando os mosquitos. Logo, as prefeituras estão intensificando suas ações nos bairros.
Em Carapicuíba, a Patrulha da Dengue passa pelos bairros aos sábados. Desde 2017 foram vistoriadas mais de 100 mil casas. São mais de 100 voluntários, que também destacam a importância do descarte responsável de entulho, móveis e trecos nos Ecopontos presentes em vários locais da cidade.
A Vigilância Ambiental de Cotia realiza ação de casa a casa todos os finais de semana, levando informações aos moradores e inspecionando os imóveis. Além disso, os agentes realizam o levantamento de índice larvário. O último levantamento apontou índice menor do que 1 (um). Esse resultado aponta que o risco de epidemia nos meses de outubro e novembro é baixo.
Em Osasco, o trabalho é contínuo durante todo o ano. Equipes visitam residências eliminando criadouros do mosquito Aedes aegypti. Há também equipe de Pontos Estratégicos que realiza visitas periódicas em borracharias, cemitérios, desmanches, etc., locais onde normalmente há um grande número de recipientes com água limpa e parada.
Ainda há a equipe de Imóveis Especiais, ou seja, para vistoria em locais onde circulam um grande número de pessoas, como escolas, UBS’s e empresas. O combate à dengue também integra as ações do Mutirão Amor por Osasco, fazendo vistorias de residências, enquanto as demais secretarias realizam ações de limpeza de zeladoria, como poda de árvores, capinação, limpeza, remoção de lixo e entulho, e notificação e remoção de veículos abandonados.
“Para finalizar tem a equipe de IEC (Informação, Educação e Comunicação), que realiza um trabalho de educação, através de fantoches. Nos eventos da prefeitura sempre há uma de tenda de exposição e orientação à comunidade. O IEC também faz palestras em empresas e escolas e está com a agenda cheia até o final do ano”, conta Josefa Maria Lopes da Silva, coordenadora técnica do Núcleo de Controle da Dengue e outras Arboviroses (zika, chikungunya e febre amarela).
Barueri também tem realizado ações, como a divulgação de informações através de outdoor, flyer, folder e web TV do site da prefeitura. Mobilização da população junto com a Secretaria de Obras (para retirada de entulhos, entre outros), e envolvimento da sociedade civil nas ações de prevenção e combate à dengue, são outras ações. “Além disso, equipes visitam domicílios e locais de grande circulação de pessoas como prédios públicos, igrejas, shopping centers e instituições de ensino públicas e particulares, além de obras, ferro velho e terrenos baldios”, ressalta Dra. Rosana Perri Andrade Ambrogini, coordenadora Chefe de Vigilância em Saúde.
Em Itapevi, durante todo o ano são feitas ações preventivas do setor de dengue, como visitas casa a casa e em pontos estratégicos. A Prefeitura desenvolve também ações no programa Bairro a Bairro, com retirada de entulhos e carros abandonados das ruas, grandes responsáveis pelo acúmulo de água nas vias públicas. Além destas ações em andamento, está sendo realizada a confecção de material educativo para as ações do controle de vetores.







