Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Por dentro da Brasital, um dos mais importantes patrimônios históricos de São Roque

Logo Giro
A Brasital foi uma das primeiras indústrias têxteis do Estado de São Paulo (Divulgação / Alesp / Miguel Schincariol)

Com uma área de quase dez mil metros quadrados, os visitantes podem conhecer os antigos galpões onde eram produzidos tecidos de algodão e passear pela trilha ecológica Caminho das Águas

Para quem aprecia a natureza e gosta de “viajar de volta no tempo” em passeios históricos, não pode deixar de conhecer a antiga fábrica têxtil Brasital, localizada na cidade de São Roque, localizada há cerca de 66 quilômetros da capital paulista.

Considerado um dos cartões-postais do município, a Brasital mantém preservado os antigos galpões onde eram produzidos os tecidos de algodão. E as novidades não param por aí. Os visitantes também podem aproveitar para conhecer de perto a trilha ecológica.

Um pouco da história da Brasital
A Brasital é um dos patrimônios mais importantes de São Roque, uma vez que a antiga empresa impactou diretamente a cultura e a economia do município. A Brasital foi construída em 1890 pelo industrial italiano Enrico Dell´Acqua, para abrigar uma das primeiras indústrias têxteis do Brasil.  Em 1919, a fábrica, que até então levava o nome do seu fundador, passou a se chamar Brasital, uma fusão das palavras Brasil e Itália.

O conjunto arquitetônico possui 9.600 metros quadrados de área total, composto por galpões onde eram produzidos os tecidos de algodão como: brins, popeline, colchas e atoalhados, comercializados no Brasil e exportados para outros países.

A empresa chegou a empregar 80% da mão-de-obra disponível em São Roque e, com a forte expansão, inaugurou filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e em Salto. Com o passar do tempo as atividades da Brasital foram diminuindo até que em 1970 foi a lendária empresa foi fechada definitivamente.

No fim dos anos 1980, com a ajuda do governo estadual, a infraestrutura da Brasital S/A passou a integrar o patrimônio público de São Roque. Em 1989, o local recebeu um novo nome e passou a chamar Centro Educacional e Cultural Brasital.

Cartão-postal de São Roque
Atualmente, o prédio principal do conjunto arquitetônico abriga o departamento de Educação e a divisão de Cultura da prefeitura.  Os galpões, que antes eram ocupados pelos teares, agora são utilizados para fins culturais como a biblioteca, oficinas culturais e profissionalizantes, sala de música e dois salões onde são realizados eventos. Funciona também, no local, o Museu Darcy Penteado e a Biblioteca Municipal Arthur Ried.

O Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital está localizado na avenida Arcaí. 280 – Vila Aguiar. A visitação é gratuita e pode ser feita todos os dias, das 09h30 às 16h. O local possui estacionamento e sanitários.

Trilha Ecológica
Outro atrativo do lugar é a natureza. Além das construções históricas, a Brasital é emoldurada com cerca de 30 mil metros quadrados de mata. O local possui uma trilha ecológica chamada de Caminho das Águas, com aproximadamente dois quilômetros de extensão.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.