Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Poluentes são jogados no riacho do Parque Rincão

Logo Giro

Uma substância oleosa escura foi encontrada em um trecho do riacho do Parque Rincão entre as ruas João Vicente e José Menino em Cotia, na tarde desta quinta-feira (23).

Segundo informações apuradas pelo Giro S/A, o produto se espalhou nas ruas e chegou ao córrego devido ao vazamento de um caminhão de uma empresa logística, que estava estacionado e descarregando em uma doca.

Em imagens, é possível ver empregados de uma empresa jogando água na rua para limpá-la.

“Foi feita a coleta do material e o responsável pela empresa foi notificado e encaminhado à delegacia de crimes ambientais na cidade de Barueri, onde o Boletim de Ocorrência está sendo registrado”, explicou a Prefeitura de Cotia em nota.

A ocorrência foi atendida por diversos órgãos: Polícia Civil de Cotia especializada em crimes ambientais, Guarda Ambiental de Cotia, Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil e Departamento de Trânsito da cidade.

De acordo com o documento “Fauna atingida por acidentes ambientais envolvendo produtos químicos”, do biólogo Sergio Grief, pesquisador da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), esse tipo de acidente pode trazer sérios danos à saúde do meio ambiente e da população.

“Acidentes ambientais com produtos químicos, independente da atividade envolvida, podem resultar na contaminação das águas superficiais, do solo, do ar e das águas subterrâneas, tornando estes meios impróprios, nocivos, ofensivos, inconvenientes, prejudiciais ou danosos à utilização, à saúde e à segurança humana e de outros animais, podendo também trazer outras consequências ao meio ambiente e ao patrimônio público e privado”, explica Grief.

Receba nossas notícias em seu e-mail