Uma parceria entre a Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Polícia Militar, policiais já estão atuando nas estações da região.
Nas estações Osasco, Presidente Altino, Miguel Costa e Comandante Sampaio , Carapicuíba e Barueri, os militares já são vistos fazendo patrulhamento com a intenção de coibir o comércio ambulante e práticas criminosas.
Segundo o Governo do Estado, diariamente, os policiais farão ronda em todas as estações da CPTM e poderão ser acionados para atuar em ocorrências nas plataformas e dentro do trem em casos que envolvam, por exemplo, crimes de furtos, roubos, assédio sexual e venda de bilhete ilegal. Também poderão combater todos os demais crimes previstos em leis estaduais e no Código Penal.
A fiscalização do comércio irregular continua sendo tarefa da equipe de segurança da CPTM, que, ao flagrar a prática, apreende a mercadoria e retira o ambulante do sistema. A Companhia poderá solicitar a presença da PM em caso de confronto, para garantir a segurança dos envolvidos e dos passageiros.