giro

Pets: Barueri inicia o agendamento da vacinação contra raiva

Logo Giro
A vacina antirrábica deve ser anual e é a única forma de prevenir o pet dessa enfermidade (Ricardo Santos/Divulgação Secom)

A vacina antirrábica deve ser anual e é a única forma de proteger cães e gatos da doença altamente letal, que ataca o sistema nervoso. Segundo a prefeitura, as vagas são limitadas; veja como agendar

Na quinta-feira (2), o município de Barueri anunciou o retorno do serviço de agendamento da vacinação antirrábica em cães e gatos. Se o pet está completando um ano de vacinação, ou ainda não foi vacinado, já é possível solicitar a aplicação. As vagas são limitadas.

Realizada pela Prefeitura de Barueri, por meio do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Barueri, as vacinações acontecerão toda segunda e quarta-feira deste mês.

Para agendar basta ligar nos telefones (11) 4198-5679 / 0424. Na ocasião, o tutor do animal será informado sobre o dia e horário disponíveis para a aplicação da vacina.

No dia agendado, o tutor deverá estar com o termo de responsabilidade, impresso, preenchido e assinado. O documento encontra-se disponível no portal da Prefeitura de Barueri. (https://bityli.com/wxrKh)

Caso o responsável não possa comparecer no dia e horário agendado, o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses pede que a pessoa informe com antecedência para a vaga ser disponibilizada para outro pet. O aviso prévio é considerado importante, pois as faltas muitas vezes resultam em descarte das doses do imunobiológico.

Recomendações 
A vacina antirrábica deve ser anual e é a única forma de prevenir o pet dessa enfermidade. A doença é transmitida pela saliva do animal infectado por meio de mordidas, lambidas ou ferimentos.

O pet precisa estar saudável e ter três meses ou mais. Se estiver doente, em recuperação de cirurgia ou em tratamento deve aguardar a recuperação total e as fêmeas com suspeita ou prenhez confirmada não podem ser vacinadas. 

Os cães deverão ser conduzidos por pessoas maiores de idade com capacidade de conter os animais. Os pets considerados bravos ou mordedores, dentre eles das raças “pitbull”, “rottweiler” e “mastim napolitano”, deverão utilizar focinheira apropriada, conforme Lei Estadual 11.531, de 11 de novembro de 2003. (https://bityli.com/jFaIi)   

E os gatos precisam ser transportados em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. 

Receba nossas notícias em seu e-mail