giro

Pesquisa divulgada pelo iFood mostra quanto trabalha um entregador de aplicativo

Logo Giro
Pesquisa aponta para o fato de que os entregadores que têm mais de uma ocupação, em 50% dos casos a outra atividade é um emprego com registro em carteira de trabalho (Divulgação / Reprodução iFood News)

Estudo “Mobilidade urbana e logística de entregas: um panorama sobre o trabalho de motoristas e entregadores” aponta delivery como atividade complementar para quase metade dos entregadores

Publicada em abril deste ano, uma pesquisa que reúne dados fornecidos por quatro plataformas de delivery, entre elas o iFood, sediado em Osasco, demonstrou que os entregadores atuam, em média, de 13h a 17h – ou uma média de 3,3 dias – por semana.

O estudo “Mobilidade urbana e logística de entregas: um panorama sobre o trabalho de motoristas e entregadores com aplicativos” foi elaborado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) a pedido da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que reúne, além do iFood, a 99, o Uber e o Zé Delivery.

LEIA TAMBÉM: Entregadores de Barueri ganham novo espaço para descanso, com Wi-Fi, banheiro e tomadas.

VARIAÇÃO
O número de horas trabalhadas varia porque leva-se em conta também uma estimativa de tempo ocioso na plataforma, de 30% a 10% respectivamente. Esse tempo é o momento em que o entregador está logado no aplicativo aguardando para receber um pedido.

Segundo a pesquisa, a média de dias trabalhados e a de horas em que os entregadores estão logados no aplicativo varia bastante. Ao serem questionados em relação ao tempo médio de jornada de trabalho, em uma escala de 1 (varia pouco) a 5 (varia muito), 55% dos profissionais deram notas 4 e 5. 

Atividade complementar
O estudo mostra ainda que os aplicativos são uma atividade complementar para quase metade dos entregadores. Do total, 48% disseram ter uma outra ocupação, enquanto 52% afirmam atuar exclusivamente nos apps.

Outra informação relevante é que os profissionais que têm mais de uma ocupação, em 50% dos casos a outra atividade é um emprego com registro em carteira de trabalho.

Pesquisa
O estudo baseia-se em dados de registros do período de 1/5/2021 a 30/5/2022, além de entrevistas com 1.507 entregadores e 1.518 motoristas entre agosto e novembro do ano passado. A confiança dos dados é de 95% e o erro amostral de 2,5%.

Receba nossas notícias em seu e-mail