O Brasil ocupa o terceiro lugar na lista dos maiores consumidores do mundo de chocolate, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha, e seguindo o ritmo das vendas de 2017 e 2018 o setor (representado pela Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas) está otimista em relação ao consumo na Páscoa deste ano.
Em 2018 foram produzidas mais de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, número 26% maior que o registrado no ano anterior.
Dados da agência de pesquisas Euromonitor mostram que são consumidos por aqui cerca de 2,8 quilos de chocolate por pessoa todos os anos.
Longe dos grandes números e cifras milionárias, os produtos à base de cacau também geram renda e promovem oportunidades. Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), os empreendedores de chocolates artesanais terão um crescimento nas vendas entre 10% a 20%. Este nicho de mercado não para de crescer e usam a criatividade para dar luz a uma nova forma de produzir o chocolate.
A chef pâtissier Debora Franzoni se prepara, antecipadamente, a cada Páscoa para produzir ovos de chocolate diferenciados. “Lá fora é comum encontrar chocolates com especiarias e frutas típicas brasileiras, mas aqui as pessoas ainda não conhecem como deveriam”, comenta Franzoni que se especializou na França e passou um longo período em Barcelona.
Outra empreendedora que aposta alto na Páscoa, é a engenheira de Alimentos, Agnes Cardoso, que sempre foi apaixonada por confeitaria e decidiu abrir a The Little Candy Maker. A marca oferece uma linha de Bolos e Doces para todos os gostos, desenvolvendo produtos exclusivos para entregar mais que um bolo ou doce, entregar momentos especiais. Um dos lançamentos para a Páscoa é o Ruby Cake, recheado com camadas alternadas de creme de chocolate Ruby e geleia artesanal de frutas vermelhas em uma massa de bolo branca e delicada para destacar o sabor do chocolate. Para finalizar, dar mais sabor e charme, uma ganache de chocolate Ruby e Blossoms de morango.
Também de olho no mercado de artesanais mais promissor neste ano, a confeiteira Andressa Cândido, da Sabor de Marte, aposta no Coração de Chocolate Lapidado, produzido com chocolate nobre meio amargo, ao leite ou branco. O seu peso final chega a 1kg, entre chocolate e recheio, e uma de suas opções de cores, é o dourado, cada um é pintado manualmente com pó colorido comestível. Os recheios variam entre: trufado meio amargo, brigadeiro, doce de leite, Ninho, Ninho com Oreo, e prestígio. Outra opção é a caixa com seis mini corações lapidados. Os valores variam de R$55 a R$100.












