O Brasil segue como um dos protagononistas do Jogos Paralímpicos , em sexto lugar no quadro de medalhas e mira no top 3 do ranking; saiba mais
Terminam neste domingo (8), os Jogos Paralímpicos Paris 2024. O evento que reúne mais de 4.400 dos melhores atletas paralímpicos do mundo. Atualmente, o torneio que vem sendo realizado na capital da França e já está sendo considerados entre os maiores eventos esportivos do planeta, com cada edição atraindo mais interesse do público.
O Brasil segue como um dos principais protagonista dos Jogos Paraolímpicos, em sexto lugar no quadro de medalhas e mira no top 3 do ranking. Até o fechamento dessa edição, o Time Brasil está com 15 medalhas de ouro, 13 de prata e 27 de bronze, totalizando 55 prêmios.
A melhor campanha que o país teve foi nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. A delegação brasileira terminou a competição na 7ª posição, com 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes, tendo 72 medalhas no total. A delegação brasileira é composta por 280 atletas, que participam das 20 das 22 modalidades.
Outro resultado histórico nos, Jogos Paralímpicos, para o Brasil veio com o paulista Alexandre Galgani, na segunda-feira (1º). Ele conquistou a prata no tiro esportivo, na prova R5 Carabina de Ar – 10 m – Posição Deitado Misto SH2, resultado que marcou a primeira medalha do Brasil na modalidade em Jogos Paralímpicos.
Galgani terminou a disputa com 254,2 pontos, apenas 1,2 ponto atrás do francês Tanguy de la Forest, que ficou com o ouro com 255,4, e bem à frente do japonês Mika Mizuta, que garantiu o bronze com 232,1.
“São 11 anos me dedicando aí praticamente todo dia. E, graças a Deus, consegui atingir. Não atingi a meta minha ainda, que é ouro. Mas bati na trave. Foi por pouco que eu não consegui o ouro dessa vez. Mas ainda vou continuar a luta. Eu ainda vou almejar o ouro, ainda vou buscar ele”, avisou Alexandre, que comentou o fato de ser o pioneiro no pódio para o Brasil no tiro esportivo paralímpico em Jogos Paralímpicos.
Paralimpíadas: Atletismo é destaque na competição
Na terça-feira (3), o Brasil registrou um de seus melhores dias nos Jogos Paralímpicos 2024. A nação subiu ao pódio sete vezes no atletismo com dois ouros, duas pratas e três bronzes. Em duas ocasiões, dois brasileiros estiveram no pódio ao mesmo tempo e com direito a hino nacional no Estádio Olímpico de Paris.
Os títulos vieram com Yelstin Jacques, nos 1.500m, e com Jerusa Geber, nos 100m, ambos em classes para atletas com deficiência visual.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
O dia ainda reservou outros três bronzes para o Brasil, dois na natação e um no tênis de mesa. Em todos os resultados, a digital do Bolsa Atleta do Governo Federal, nos Jogos Paraolimpícos Paris 2024.
Paralimpíadas: Natação gera triunfos para o Brasil
Na segunda-feira (2), o time brasileiro de natação faturou mais medalhas nos Jogos Paralímpicos 2024. Maria Carolina Santiago foi campeã nos 50m livre da S13, tendo segundo título em Paris, e alcançou à 5ª medalha de ouro na carreira. A pernambucana se tornou a maior mulher medalhista de ouro paralímpica da história.
Já Gabriel Araújo, já garantiu a sua terceira medalha de ouro. O mineiro, de 22 anos, ganhou a prova de 200m livre da classe S2. Além disso, o tempo estabelecido na final (3min58s92) representa o novo recorde das Américas.
Além disso, as irmãs Débora e Beatriz Carneiro conquistaram, respectivamente, a prata e o bronze na prova dos 100m peito SB14. Esta foi a segunda medalha de Beatriz nos Jogos Paralimpícos, após participar do revezamento dono de um bronze no 4x100m livre misto. Já Débora, subiu no pódio paralímpico pela primeira vez em provas individuais.
*com informações do portais de notícias Olímpiada Todo Dia e UOL.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.