Os equipamentos, da marca Sparks, são dispositivos de condutividade elétrica, que disparam dardos a cerca de sete metros de distância. Profissionais receberam treinamento na cidade de Sorocaba
A Prefeitura de São Roque adquiriu cinco armas de choque que serão utilizadas por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). O armamento não letal é da marca Sparks e será utilizado pela corporação durante ocorrências na cidade. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (20).
Os equipamentos são dispositivos de condutividade elétrica, que disparam dardos eletrificados a cerca de sete metros de distância, fazendo com que o criminoso fique impossibilidade de utilizar uma arma de fogo, por exemplo. Os aparelhos foram direcionados a cinco agentes que receberam treinamento especializado, por meio de um curso realizado em Sorocaba, SP.
Preservação da ordem pública
“A utilização de armas de choque tem se tornado cada vez mais comum no Brasil e diversas Guardas Municipais já utilizam este aparelho, que permite que os agentes preservem sua segurança e da população ao redor durante uma ação, sem a necessidade de causar danos severos a um agressor. É um importante dispositivo de valorização da vida e preservação da ordem pública”, afirmou o Comandante da Corporação, Rafael Caetano.
Segundo o prefeito, Guto Issa (Podemos), as armas fazem parte de uma série de ações promovidas pela gestão pública municipal, desta vez com foco na GCM, que engloba também uma nova sede para a corporação, novos armamentos e realização de concurso.
“Este é mais um investimento em nossa Guarda Civil Municipal, que pela primeira vez recebe este tipo de dispositivo, levando mais segurança para os próprios agentes e para a população”, afirmou Issa.