Para coibir crimes, roubos e tráfico de drogas na cidade, a prefeitura de Carapicuíba vem realizando diversas ações na área de segurança pública. Dentre essas, a administração municipal anunciou a convocação de 15 novas pessoas para integrar a Guarda Civil Municipal. As informações foram divulgadas na terça-feira (22).
Os novos guardas irão reforçar o efetivo e auxiliar nas ações de patrulhamento. Na Aldeia, por exemplo, assim como em outros bairros, há cotidianamente uma ronda feita pelos agentes de segurança.
Neste mês de março, em ronda pela rua Itaquaquecetuba, na Vila Arten, a equipe avistou um indivíduo próximo a uma viela. Ao perceber a aproximação da viatura, o indivíduo dispensou uma sacola com drogas que estava em suas mãos e saiu correndo. No entanto, os guardas conseguiram detê-lo e prendê-lo por tráfico.
Sistema de segurança
No início de fevereiro, Carapicuíba implementou um novo sistema de segurança, o Córtex. A cidade tornou-se a primeira da região Oeste que possui a tecnologia, uma muralha virtual que permite identificar todos os veículos que entram e saem da cidade. A aplicação foi instalada por meio de uma parceria firmada pela gestão municipal com o Governo Federal e o Ministério da Justiça.
De acordo com a prefeitura, o sistema Córtex detecta um veículo, quando este passa em alguma via da cidade que possui câmera de monitoramento. A plataforma faz a leitura da placa e, caso o carro ou moto sejam oriundos de furtos ou roubos, o sistema aciona a GCM para averiguação. O programa também detecta se o proprietário tem problemas com a Justiça.
Na última quinta-feira, 17, o sistema detectou que o motorista de um veículo estava sendo procurado por tráfico de drogas. A equipe da Guarda Civil Municipal agiu com rapidez e efetuou a prisão do homem na Vila Municipal.
E esse não foi o primeiro caso. Em fevereiro, foi realizada a consulta de um veículo que passava na avenida Deputado Emílio Carlos e constatado que o proprietário era procurado pela justiça por homicídio. Os guardas realizaram a abordagem, confirmaram a condição de procurado do proprietário e efetuaram a prisão.
Ruas mais iluminadas
Outra melhoria realizada em Carapicuíba e que dá mais segurança para os munícipes foi a instalação de iluminação de LED em todas as vias do município.







