Franco falou sobre a importância do isolamento e sobre o avanço da doença na cidade. Cotia tem 171 casos confirmados de Covid-19, 18 mortes e nove óbitos em investigação. O número de pessoas curadas é de 128 pacientes recuperados. “Quanto mais isolados menos casos de infecções nós teremos e tendo menos casos vamos ter mais leitos. Por favor, colaborem. A partir de amanhã (1º) passa a ser obrigatório o uso de máscaras, então, vamos nos unir para que tudo isso passe rápido. Não é hora de partido de direita e esquerda é a hora de todos estarmos unidos, é momento de união”, enfatiza.
Sobre a quantidade de leitos, o prefeito revelou que segue adequando as instalações do Hospital da Graça, no Morro Grande. Além do Centro de Combate, a cidade também dispõe de leitos no Hospital de Cotia, que é administrado pelo governo do Estado. “Ninguém sabe o que vai acontecer e quando vai acontecer o pico da doença. O ministro da Saúde disse que as mortes podem chegar a 1 mil por dia. Então, estamos preparando esses novos leitos no Hospital da Graça, caso a gente precise de mais leitos para atender os moradores de Cotia”, explica.
Reabertura do Comércio
Durante o pronunciamento, o prefeito explicou que não pretende autorizar a reabertura de comércios na cidade. O chefe do executivo explicou que precisa seguir o decreto estadual e que as cidades que flexibilizaram a quarentena tiveram que recuar após determinação do Ministério Público. “Os comerciantes estão desesperados com razão, no entanto, temos um decreto do Estado e as orientações do Ministério Público. O que nós podemos é endurecer mais que o Estado, mas não podemos autorizar a abertura, pois podemos responder juridicamente por isso. Então, tenham paciente para que possamos salvar vidas. Depois nós vamos estudar formas de ajudar os comerciantes”, enfatiza.
Antes de encerrar a transmissão, o prefeito voltou a mandar um recado para os opositores. “Nós temos que enfrentar isso com muito trabalho e dedicação e com pulso firme para chegar em um entendimento e salvar vidas. Parabéns aos nossos profissionais de saúde e para aqueles que estão fazendo politicagem, espero que Deus dê muita saúde, pois estão diante de uma gestão série e responsável”, finaliza.