Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Osasquense conquista título Grande Mestre brasileiro de xadrez

Logo Giro
Osasco possui uma escola dedicada ao xadrez, no centro da cidade (Divulgação/Prefeitura de Osasco)

O osasquense Renato Quintiliano, de 29 anos, conquistou o título de Grande Mestre brasileiro de xadrez. O êxito foi alcançado no início da tarde do último domingo (27), na etapa final do torneio “Magistral de Osasco 60 anos”. O evento foi promovido pela Escola de Xadrez França Garcia, e contou com apoio da administração municipal, conforme noticiado pela revista ‘Veja SP’.

O enxadrista enfrentou Julia Alboredo, 25, uma das mais fortes jogadoras da modalidade no País. A vitória se deu quando Quintiliano, que jogava com as peças brancas, moveu o cavalo para a casa D6. A ação fez com que Alboredo lhe estendesse a mão e abandonasse a partida.

Para garantir o título na categoria, a competição realizada no Centro de Osasco seguiu de três normas estabelecidas pela Federação Internacional de Xadrez (Fide). De acordo com a revista “Veja SP”, entre as exigências estão: contar com número de Grandes Mestres na competição, participação de estrangeiros na disputa e desafiante possuir mais de os 2 500 pontos no ranking da FIde – atualmente, Renato já conquistou 2 486.

Com a conquista, o osasquense formado em Tecnologia da Precisão pela Fatec, se torna o 15º brasileiro a ter o título de Grão Mestre. Filho de uma secretária e um caldeireiro industrial e dono de bar, Quintiliano mora em Osasco, no Jardim Turíbio, e começou a jogar xadrez com dez anos. Com 15 anos, ele passou a disputar campeonatos na categoria. Desde 2013, ele trabalha com a modalidade, dando aulas, fazendo transmissões nas redes sociais e escrevendo artigos para publicações especializadas.

Ainda de acordo com a “Veja SP”, Renato será coroado Grande Mestre no próximo congresso da Fide. O evento seria realizado na Rússia em abril. No entanto, devido aos recentes conflitos com a Ucrânia, a festividade foi adiada e a entidade está buscando uma nova sede.

Tradição na região
A Escola de Xadrez de Osasco é tradicional desde os anos 1980 e passou a ser chamada Antônio José França Garcia, em homenagem ao notável enxadrista osasquense. Localizada dentro a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, no centro da cidade, o local oferece gratuitamente cursos de alta qualidade e já formou diversos enxadristas renomados. Segundo a “Veja SP”, o município revelou destaques como Roberto Watanabe e Jefferson Pelikian. 

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.