Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasco e região: trens devem operar com intervalos maiores

Logo Giro
Bilheteria da Estação Osasco (Diogo Moreira/Governo de SP/Divulgação)

No próximo domingo (29), os intervalos entre as estações Osasco e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal serão de 12 minutos. Veja a programação

As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do sistema de transporte público de São Paulo, que circulam em Osasco e cidades vizinhas, irão passar por uma nova etapa de manutenção programada. Essas ações fazem parte de um plano de modernização das linhas e têm sido intensificadas para minimizar o impacto nos horários de pico, garantindo a segurança e eficiência da operação.

Melhorias na eficiência e segurança do transporte em Osasco e região

Estação Osasco: uma das mais movimentadas da Região Metropolitana de SP
(Divulgação/ViaMobilidade)

As manutenções programadas nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda têm como objetivo aprimorar diversos aspectos do sistema ferroviário, com ênfase na segurança e eficiência. Algumas das melhorias incluem:

  1. Trocas de trilhos e dormentes: para garantir a integridade das linhas, estão sendo realizadas trocas de trilhos e dormentes, o que contribui para um sistema mais seguro e duradouro.
  2. Aperfeiçoamento dos sistemas de alimentação elétrica: uma parte crucial da modernização é o aperfeiçoamento dos sistemas de alimentação elétrica, garantindo uma fonte estável de energia para o funcionamento dos trens.
  3. Melhorias na sinalização: a sinalização ferroviária está sendo aprimorada para garantir que os trens operem de maneira segura e eficiente.

Manutenção na Linha 8-Diamante

Na Linha 8-Diamante, as manutenções programadas ocorrerão nos seguintes horários:

  • Terça-feira (24/10), das 9h30 às 15h30: durante esse período, os intervalos entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda serão de 16 minutos.
  • Sábado (28/10), das 22h à 0h: os intervalos entre as estações Itapevi e Júlio Prestes serão de 13 minutos.
  • Domingo (29/10), das 4h às 6h: novamente, os intervalos entre Itapevi e Júlio Prestes serão de 13 minutos. A partir das 6h e até meia-noite, os intervalos nesse trecho serão de 18 minutos.

Manutenção na Linha 9-Esmeralda

Na Linha 9-Esmeralda, as manutenções programadas ocorrerão nos seguintes horários:

  • Domingo (29/10), das 4h às 8h30: durante esse período, os intervalos entre as estações Osasco e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal serão de 12 minutos.
  • Das 8h30 às 18h: os intervalos entre Osasco e Jurubatuba também serão de 12 minutos, enquanto entre Jurubatuba e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal, os intervalos aumentarão para 24 minutos.
  • Das 18h à 0h: os intervalos entre as estações Osasco e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal voltarão a ser de 12 minutos.

Na região oeste da Grande São Paulo, entre os municípios que integram o consórcio Cioeste, esses trens operam nas cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira.

De acordo com a concessionária ViaMobilidade, à frente da operação que mantém as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, essas manutenções programadas são essenciais para manter a qualidade e segurança do sistema ferroviário, e garantir um transporte público eficiente para os passageiros.

LEIA TAMBÉM: Carapicuíba e região têm semana típica de verão

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail