Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasco registrou 80 casos de dengue em janeiro deste ano

Logo Giro
Ao longo de 2023, Osasco registrou 1.140 casos de dengue, sem nenhum óbito (Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / Divulgação)

Apesar do aumento da incidência da doença em todo o país, até o momento, Osasco não está na lista de municípios com alta transmissão

Com pouco mais de 740 mil habitantes, a cidade de Osasco, registrou 80 casos de dengue no mês de janeiro deste ano. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do município, o município não teve nenhum óbito em virtude da doença infecciosa.

Apesar do crescimento da incidência da dengue em todo o país, Osasco ainda não está na lista de municípios com alta transmissão. Contudo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, não tem medido esforços para prevenir a propagação do vírus.

Osasco no combate à dengue

No dia 1º de fevereiro, as autoridades municipais iniciaram um reforço nas medidas preventivas contra a dengue. Equipes do Núcleo de Controle de Zoonoses/Arboviroses estão percorrendo os bairros da cidade em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor não apenas da dengue, mas também da Zika e Chikungunya.

Equipes do Núcleo de Controle de Zoonoses/Arboviroses de Osasco percorrem os bairros para combater os criadouros do mosquito (Fernanda Cazzarini / Secom PMO / Divulgação)

Além das ações de vistoria, a operação cata-bagulho foi intensificada, com a promessa de limpeza dos locais em até 72 horas. A população também foi incentivada a colaborar com o combate à proliferação do mosquito, podendo denunciar possíveis focos através da Central 156.

Balanço
Em 2023, Osasco registrou 1.140 casos de dengue, sem nenhum óbito. Em janeiro deste ano, os casos confirmados foram 80, também sem registros de mortes. Apesar de não estar na lista de localidades com alta transmissão da doença que receberão os primeiros lotes de vacina contra a dengue, o prefeito Rogério Lins (Podemos) afirmou que irá solicitar doses ao Ministério da Saúde.

Faça a sua parte
É importante ressaltar que a população desempenha um papel crucial no combate à dengue. Receber os agentes de endemias da prefeitura para visitas técnicas, denunciar possíveis focos do mosquito e seguir medidas preventivas dentro de casa são ações fundamentais para conter a propagação da doença. Entre as recomendações, estão:

  • Eliminar água parada;
  • Manter a tampa da caixa d’água bem fechada;
  • Remover folhas e galhos das calhas;
  • Manter tampados tonéis e barris de água;
  • Colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas;
  • Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo;
  • Abrigar pneus velhos em lugares cobertos;
  • Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Assista ao GiroCast, o podcast do Jornal GIRO

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail