Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasco: Polícia Civil prende suspeito de explodir agências bancárias

Logo Giro
No local, os agentes também confiscaram uma jaqueta camuflada e calças jeans utilizadas no ataque (Divulgação/Polícia Civil de SP)

Individuo esteve envolvido aos ataques contra bancos na cidade São José dos Campos, no início do mês de agosto. A modalidade criminal é conhecida como “Novo Cangaço”

A Polícia Civil deteve, em Osasco, um membro de quadrilha acusado de explodir agências bancárias na cidade de São José dos Campos, no início do mês de agosto. A modalidade criminal é conhecida como “Novo Cangaço”. A captura ocorreu na segunda-feira (5), no bairro Jardim Ayrosa, zona norte da cidade.

Toda a operação foi coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), junto à 5ª Delegacia Patrimônio de Investigações sobre Roubo a Bancos. Segundo a corporação, o indivíduo foi identificado como J.A.C.

Foram encontradas fotos de notas manchadas em Osasco

Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão. A ação se concentrou em um imóvel na rua Dona Maria Angélica. No celular do detido foram encontradas fotos de notas manchadas com tinta vermelha, além de conversas entre ele e outros participantes dos ataques.

No local, os agentes também confiscaram uma jaqueta camuflada e calças jeans utilizadas no ataque no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, no dia 6 de agosto.

As investigações seguem para apuração dos fatos, além da identificação e prisão de todos os participantes.

Leia Mais: Tráfico: adolescente é apreendido com drogas em Osasco

Sobre o caso e outras prisões

Oito criminosos explodiram agências bancárias localizadas na Praça Cônego Antônio Manzi, no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. O caso ocorreu na madrugada do dia 6 de agosto.

De acordo com a Polícia Militar (PM), uma equipe foi acionada por volta de 4h para ocorrência de furto a estabelecimento bancário no local. Através do sistema de monitoramento da cidade, a Polícia identificou que pelo menos oito criminosos com coletes balísticos e armas longas participaram do crime.

Após explodirem os estabelecimentos, o grupo levou dinheiro e fugiu em uma caminhonete, na estrada sentido Joanópolis (SP). Não houve confronto da PM com os criminosos. Ainda segundo a Polícia Militar, os infratores abandonaram algumas bolsas na praça e que, por isso, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado para a ocorrência.

Leia Mais: Feriado da Independência: o que abre e o que fecha em Osasco

Operação foi coordenada pelo Deic de SP (Divulgação/SSP-SP)
Operação foi coordenada pelo Deic de SP (Divulgação/SSP-SP)

Leia Mais: Cotia: Polícia Civil investiga morte de homem a tiros, no Jardim Colibri

A Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) informou que foi acionada por volta das 6h para a ocorrência, e que até às 9h30 investigadores estavam no local para o levantamento de informações.

Em nota divulgada à imprensa, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP) disse que a Polícia Civil está investigando o caso e foi realizada uma perícia no local. A SSP informou ainda que policiais encontraram notas de dinheiro com manchas de tinta do dispositivo de segurança.

Prisão do meliante ocorreu em Osasco (Divulgação/Polícia Civil de SP)
Prisão do meliante ocorreu em Osasco (Divulgação/Polícia Civil de SP)

De acordo com a Polícia Civil, o líder da quadrilha foi preso em 1º de setembro. Outro membro do bando, responsável pela logística e pelo transporte dos integrantes, das armas e dos explosivos também foi preso. O indivíduo também fazia os levantamentos preliminares aos ataques.

*com informações do portal de notícias G1.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail