Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasco: Linha 8 terá Operação PAESE no fim de semana

Logo Giro
Fila de passageiros para uso do ônibus disponibilizado pela Operação PAESE (Marcelo Camargo / Agência Brasil / Divulgação)

No sábado (24) e domingo (25), não haverá circulação de trens entre as estações General Miguel Costa, em Osasco, e Lapa, na capital paulista

Neste fim de semana, dias 24 e 25 de fevereiro, os passageiros que utilizam a Linha 8-Diamante dos trens metropolitanos, enfrentarão uma interrupção temporária nos serviços do transporte. De acordo com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, isso se deve a atividades de atualização do sistema de sinalização entre as estações General Miguel Costa, em Osasco, e Lapa, na capital paulista.

Detalhes da interrupção em Osasco e região

Durante os seguintes horários, os trens não circularão entre as estações mencionadas:

  • Sábado: das 22h30 à 0h
  • Domingo: das 4h às 6h30

Operação PAESE

Circulação de trens na Estação Osasco (João Felipe Cândido / Jornal GIRO)

Para minimizar o impacto causado pela interrupção, o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE) será acionado. A iniciativa visa fornecer uma alternativa de transporte para passageiros dos sistemas de ônibus e metrô/trem em caso de interrupção na operação.

Esse serviço é planejado, executado e monitorado pela SPTrans, garantindo a mobilidade dos passageiros entre as estações afetadas.

Rotas dos ônibus PAESE

Os ônibus PAESE operarão nos dois sentidos, fazendo paradas em todas as estações do trecho entre General Miguel Costa, em Osasco, e Lapa, na capital paulista. As paradas incluem Lapa, Domingos de Moraes, Imperatriz Leopoldina, Presidente Altino, Osasco, Comandante Sampaio, Quitaúna e General Miguel Costa.

Transferências entre linhas

Para facilitar as transferências entre as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, ônibus estarão disponíveis a partir de todas as estações entre General Miguel Costa e Lapa com destino à estação Ceasa da Linha 9-Esmeralda. Da Linha 9 para a Linha 8, ônibus estarão disponíveis a partir de Ceasa com destino a todas as estações do trecho inoperante da Linha 8-Diamante.

Diariamente, as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda conectam várias cidades da Região Metropolitana Oeste de São Paulo, como Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira, atendendo a uma média de um milhão de passageiros.

Manutenção programada

Ainda de acordo com a ViaMobilidade, as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda passam por uma etapa de manutenção programada. Essas ações são parte do plano de modernização das linhas, visando melhorias na segurança e eficiência operacional. Entre as melhorias realizadas estão as trocas de trilhos e dormentes, aperfeiçoamento dos sistemas de alimentação elétrica e sinalização

Durante o período da operação PAESE, os intervalos de trens serão ajustados conforme segue:

Linha 8-Diamante
Domingo (3/3): intervalos de 17 minutos em toda a linha, entre 4h e 0h.

Linha 9-Esmeralda
Segunda a sexta-feira (26/02 a 1º/3): das 10h às 15h30, intervalos de 14 minutos entre Jurubatuba e Mendes-Vila Natal; das 23h à 0h, intervalos de 14 minutos entre Osasco e Mendes-Vila Natal.

Domingo (3/3): das 8h às 18h, intervalos de 12 minutos entre Osasco e Mendes-Vila Natal.

Durante todo esse período, os passageiros serão informados sobre as mudanças por meio de avisos sonoros, cartazes de sinalização e a assistência dos Agentes de Atendimento de Segurança (AAS).

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail