Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasco em busca de políticas e ações de sustentabilidade

Logo Giro
Hortas Urbanas promovidas pela Prefeitura de Osasco geram emprego e renda para milhares de famílias (Divulgação / Secom PMO)

Prefeitura de Osasco filiou-se ao ICLEI, instituição que possui mais de 110 associados entre cidades e governos estaduais em toda a América Latina

Ao se aproximar do fim de 2023, Osasco revela uma significativa iniciativa em sua jornada rumo à sustentabilidade. Por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), a cidade anuncia sua adesão ao ICLEI – Governos Locais para Sustentabilidade.

Essa integração amplia sua atuação, fortalecendo o engajamento na promoção do desenvolvimento sustentável, uma pauta cada vez mais premente e crucial.

O ICLEI é uma instituição presente em toda a América Latina, contando com mais de 110 associados, entre cidades e governos estaduais, dedicados à promoção de políticas sustentáveis e ao estímulo de ações locais para a construção de uma sociedade de baixo carbono, fundamentada na preservação da natureza e na resiliência diante das mudanças climáticas.

Osasco em busca de políticas e ações de sustentabilidade
A cidade de Osasco possui pouco mais de 740 mil habitantes segundo o IBGE
(Francisco Cepeda / Jornal GIRO)

Osasco: engajada no desenvolvimento econômico e ações sustentáveis

Com o aumento dos impactos das mudanças climáticas em todo o mundo, a exemplo das insuportáveis ondas de calor que atingiram o Brasil ao longo deste ano, a busca por soluções sustentáveis tornou-se uma necessidade vital para as cidades.

Em virtude dos desafios ambientais cada vez mais evidentes, Osasco, com mais de 740 mil habitantes, sendo o 2º PIB do Estado de São Paulo, reconhece a importância de ações direcionadas à sustentabilidade.

Projeto Semana do Lixo Zero, em Osasco (Divulgação / Secom PMO)

A adesão ao ICLEI reflete o compromisso da cidade em enfrentar os desafios ambientais, como as alterações climáticas, adotando medidas proativas para garantir um futuro mais resiliente e equilibrado para as gerações presentes e futuras.

Segundo a Prefeitura, a inclusão de Osasco nesse rol de municípios associados é de grande relevância, considerando a necessidade de aliar o desenvolvimento econômico da cidade a práticas sustentáveis, visando à adaptação aos impactos adversos das mudanças climáticas, como fortes chuvas e aumento da temperatura, além da preservação da rica biodiversidade local.

Rede de colaboração
Essa filiação proporciona à cidade a integração em uma extensa rede de colaboração entre governos locais e entidades internacionais, todos comprometidos com a reversão dos efeitos das mudanças climáticas. Além disso, garante acesso a especialistas globais, o que pode impulsionar o desenvolvimento de planos e políticas sustentáveis para Osasco.

Estudantes da rede municipal de Osasco visitam o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana (Divulgação / Secom PMO)

Para Cláudio Henrique da Silva, secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), de Osasco, há ainda outro aspecto positivo: a possibilidade de tornar a cidade mais atrativa para investidores que buscam alinhar seus recursos com instituições governamentais engajadas em práticas sustentáveis.

Segundo Beatriz Sanchez, gestora ambiental, a adesão ao ICLEI é crucial para fortalecer e dar continuidade às políticas ambientais, especialmente no que diz respeito ao cumprimento do convênio estabelecido em 2022 com o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Fundo do Clima. “A filiação é essencial para mitigação das emissões de gases poluentes e a adaptabilidade dos ecossistemas às mudanças climáticas”.

Sustentabilidade na prática
A Prefeitura de Osasco realizou o Projeto Férias nas Escolas com o tema ‘Salvando o Planeta Terra’, em que os alunos aprenderam práticas que estimulam a curiosidade, criatividade e imaginação.

Além disso, os estudantes puderam entender a importância da reciclagem, economia de energia e água, bem como a preservação da fauna e flora, entre outras ações sustentáveis.

A ação foi realizada pela Secretaria de Educação em parceria com Planneta Educação.

Projeto Férias nas Escolas com o tema ‘Salvando o Planeta Terra’ (Divulgação / Secom PMO)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Acompanhe a transmissão do PodClaudia!

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail