Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasco: deslizamento interdita mais de 25 casas no Bonança

Logo Giro
Deslizamento ocorreu na zona norte de Osasco (Reprodução / Jornal Primeiro Impacto / SBT)

Segundo a Defesa Civil de Osasco, ao menos 62 pessoas ficaram desalojadas após deslizamento de terra causado por forte chuva

Na manhã desta quinta-feira (11), a Defesa Civil interditou cerca de 28 imóveis após um deslizamento de terra em Osasco. O caso ocorreu no bairro Jardim Bonança, zona norte da cidade. Ao menos 62 pessoas estão desalojadas.

O incidente ocorreu em um barranco localizado na rua Castanha do Pará. Por meio de averiguações e vistorias, a Defesa Civil osasquense constatou que a força da água das chuvas de ontem (10) causou a erosão da encosta, ocasionando o deslizamento de terra.

Além disso, a forte chuva provocou a inundação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar, deixando-a completamente alagada.

Caso ocorreu na rua Castanha do Pará (Reprodução / Jornal Primeiro Impacto / SBT)

“A Defesa Civil foi acionada e encaminhou equipes ao local, que após realização de vistoria, constataram o deslizamento de terra devido escavação do talude (um decline de terra, próximo a um muro), que, com às pancadas de chuva, contribuíram para o evento, resultando em 28 residências interditadas preventivamente e 62 pessoas desalojadas”, explicou o órgão em nota.

Leia Mais: Defesa Civil emite alerta para temporais em Osasco e região

Em decorrência da força da água, a lama presente no barranco invadiu a parte interna de algumas residências, enquanto outras casas ficaram alagadas. As 62 pessoas desalojadas que residem nos imóveis afetados pelo deslizamento foram encaminhadas para casas de familiares ou amigos.

Osasco: prefeito confirma que não houve vítimas

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), confirmou que não houve vítimas ou feridos no deslizamento ocorrido no Jardim Bonança. As informações foram relatadas em entrevista ao programa “Primeiro Impacto”, do SBT, na manhã desta quinta-feira (11).

“Estamos desde ontem na rua, trabalhando bastante com todas as nossas equipes. Graças a Deus não houve nenhuma vítima em nossa cidade. No caso do deslizamento, ocorreu em uma área particular, em uma obra que estava sendo realizada em um terreno. Infelizmente, deve ter ocorrido um cálculo errôneo de arquitetura ou engenharia, o que acabou danificando os imóveis acima. No entanto, a equipe da Defesa Civil agiu rapidamente”, disse o gestor público.

Leia Mais: Chuva forte em Barueri causa transtornos e alagamentos

Rogério Lins ressaltou que a Prefeitura segue mapeando e monitorando, todas as áreas de risco existentes na cidade.

Mais de 60 pessoas ficaram desalojadas (Reprodução / Jornal Primeiro Impacto / SBT)

“Seguimos mapeando todas as áreas que são consideradas de risco, recebendo atenção especial da Prefeitura. Nessas regiões, realizamos ações preventivas constantemente. Hoje, com previsão de chuva, nossas equipes estão nas ruas desde as 06h30 da manhã”, afirmou Lins.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail