Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasco e região: Defesa Civil emite alerta de fortes chuvas

Logo Giro
Tempo nublado na região central de Osasco (João Felipe Cândido / Jornal GIRO)

Há risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos e ocorrências por descargas elétricas e ventos fortes, diz Defesa Civil de Osasco

Na tarde de quinta-feira, 18 de janeiro, a Defesa Civil de Osasco e do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas intensas em todo o território paulista durante o fim de semana, nos dias 20 e 21 de janeiro. A frente fria que se aproxima pode provocar um grande volume de chuvas, especialmente nas regiões da Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo.

O Governo do Estado mantém o monitoramento constante das condições climáticas, em colaboração com as principais concessionárias de serviços públicos, para garantir uma resposta eficiente a possíveis emergências.

Tendência para Osasco

Por meio de uma publicação no Instagram (@defesa_civil_osasco), a Defesa Civil de Osasco informou que, entre esta sexta-feira (19) e domingo (21), o município será atingido com chuvas intensas de até 150mm, principalmente entre a manhã de sábado até a madrugada de domingo.

Ainda segundo o órgão, há risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos e ocorrências por descargas elétricas e ventos fortes.

Na noite de quinta-feira (18), Osasco foi atingida por fortes chuvas. Alguns bairros ficaram sem energia elétrica devido a ventos intensos. Na Escola Estadual Tarsila do Amaral, localizada no Jardim Veloso, ocorreu a queda de uma árvore de grande porte nas instalações da instituição de ensino. O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), esteve no local para acompanhar os trabalhos de reparo.

“Tinha uma árvore dentro da escola estadual, um eucalipto muito grande, que caiu para o lado de fora, atingindo veículos e uma residência, mas graças a Deus não machucou ninguém. O local foi isolado e nossas equipes da Defesa Civil, Obras, Meio Ambiente, Enel e Corpo de Bombeiros realizaram todos os reparos, cortando a árvore, desobstruindo a via”, disse Lins.

Prefeito de Osasco acompanhou os trabalhos de reparo de escola estadual (Reprodução Instagram)

Previsão por região:

  • Baixada Santista: chuva acumulada de até 200 mm nos três dias.
  • Litoral Norte e Vale do Paraíba: registros esperados de até 180 mm.
  • Grande São Paulo e Região de Campinas: previsão de até 150 mm.
  • Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva: chuvas podendo atingir 130 mm.
  • Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Marília: até 70 mm.
  • Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto: acumulados de 60 mm.

A Defesa Civil destaca a necessidade de atenção redobrada em áreas urbanas mais vulneráveis, considerando o potencial de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte, devido ao solo encharcado.

Orientações da Defesa Civil para autoproteção durante temporais

  1. Evitar áreas arborizadas durante tempestades devido ao risco de queda de árvores.
  2. Buscar abrigo em edificações em caso de queda de raios.
  3. Em áreas alagadas, evitar passagem quando a lâmina de água atingir 15 cm, pois pode arrastar pessoas.
  4. Permanecer dentro do veículo e ligar para o serviço de emergência caso um fio energizado caia sobre o carro.
  5. Observar sinais de movimentação do solo em áreas de encosta e, em caso de rachaduras ou inclinações, abandonar o local imediatamente.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Assista ao GiroCast, o podcast do Jornal GIRO
Entrevista com Adriana Martinelli, da Bett Brasil, fala sobre as profissões do futuro e educação

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail