“Esta entrega é uma das mais importantes etapas do nosso plano de modernização e melhorias desta operação”, ressaltou Miguel Setas
Na última semana, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, inaugurou o Centro de Controle Operacional (CCO) das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda no Pátio Presidente Altino, em Osasco.
Na quinta-feira, 27 de julho, o CEO do Grupo CCR, Miguel Setas, esteve no CCO ao lado de Marcio Hannas, CEO da CCR Mobilidade.
“Ontem visitei o novo Centro de Controle Operacional/CCO das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Esta entrega é uma das mais importantes etapas do nosso plano de modernização e melhorias desta operação, com investimento superior a R$ 4 bilhões, num prazo de três anos”, afirmou Setas, que assumiu a presidência da CCR em abril deste ano.
De acordo com a ViaMobilidade, essa mudança busca proporcionar maior autonomia e agilidade nas decisões estratégicas relacionadas à operação de trens metropolitanos. Melhorias também foram implementadas no painel sinótico, que agora possui telas de LED, proporcionando uma melhor resolução e facilitando a visualização do sistema e das câmeras das estações em tempo real.
Os consoles foram ajustados para garantir maior desempenho do trabalho e os colaboradores passaram a contar com mobiliário novo e cadeiras ergonômicas.
LEIA TAMBÉM: Estação Barueri terá embarque de trem para festival em SP
Além disso, foi criada uma sala de estratégia para otimizar a tomada conjunta de decisões entre os gestores de todas as áreas envolvidas, garantindo maior efetividade operacional. Outra adição é o cronômetro instalado no local, que permitirá uma melhor avaliação do impacto de eventuais ocorrências.


“O novo CCO proporcionará maior agilidade e assertividade no atendimento aos clientes, melhorando a qualidade do nosso serviço. Parabéns a todos os envolvidos no projeto e ao time que, com tanta dedicação, serve aos nossos mais de 3 milhões de clientes diários”, finalizou o CEO do Grupo CCR. Miguel Setas é engenheiro físico e antes de assumir a presidência da CCR, trabalhou durante mais de duas décadas em empresas do setor elétrico e de infraestrutura.
Saiba mais sobre as empresas que administram as Linhas 8 e 9
O Grupo CCR reúne empresas que atuam em concessões de infraestrutura de transporte e opera uma rede de rodovias, aeroportos, portos e serviços de mobilidade urbana. Já a ViaMobilidade é uma subsidiária do Grupo CCR, responsável pela operação, manutenção e gestão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo.
Na Região Metropolitana de São Paulo, entre as cidades que compõem o consórcio *Cioeste, esses trens circulam em cidades como Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira.

Por um prazo de 30 anos, contados a partir de janeiro de 2022, a concessionária será responsável também por fazer investimentos na conservação, melhorias e extensão das linhas, com o compromisso de prestar um serviço de excelência aos passageiros, seguindo o padrão de qualidade de outras concessionárias do Grupo.
A concessão das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos pelo governo estadual, por meio de leilão público realizado em abril de 2021, consolida um modelo de financiamento que viabiliza a ampliação e melhoria dos sistemas públicos de transporte urbano no País.
Veja quantos usuários são transportados nas Linhas 8 e 9 diariamente
As linhas de metrô e trens metropolitanos em São Paulo, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, registraram uma média de mais de 1,9 milhão de passageiros por dia útil, de acordo com o último levantamento realizado em abril deste ano.
Nos trens metropolitanos, a Linha 9-Esmeralda levou 444,1 mil usuários, seguida pela Linha 8-Diamante, com 351,4 mil passageiros transportados.
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.