Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasco assina convênio com AACD

Logo Giro

Osasco assinou na quinta-feira (6), convênio de repasse de recursos à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), unidade Osasco. Pelos termos do convênio, a entidade presta a assistência através do Sistema Único de Saúde (SUS) e recebe o repasse da Prefeitura.

A unidade atende mais 14 municípios da região. No total, são atendidas por mês em torno de 5 mil pessoas (crianças e adultos), dos quais 1,5 mil são pacientes que recebem acompanhamento em terapias como fisioterapia, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia aquática (adulto e infantil). A AACD está completando 70 anos esse ano.

Os Centros de Reabilitação da AACD atendem pacientes de todas as idades com deficiência física, cujo quadro clínico se enquadra em uma das seguintes linhas de cuidado (patologias atendidas).

Áreas de atendimentos dos centros de reabilitação da AACD

AMPUTAÇÃO

Compreende pessoas com amputações adquiridas nos membros inferiores e superiores em decorrência de doenças vasculares, traumatismos, diabetes, infecções, queimaduras, tumores, entre outras causas.

DOENÇAS NEUROMUSCULARES

Compreende pessoas com doenças de causa hereditária que têm origem no músculo (as chamadas miopatias) ou no nervo periférico (neuropatias). São exemplos de doenças neuromusculares: distrofia muscular, miopatia congênita, miotonia, amiotrofia espinhal, neuropatia hereditária, ataxia, esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla.

LESÃO ENCEFÁLICA ADQUIRIDA (INFANTIL E ADULTO)

Compreende pessoas que sofreram lesões encefálicas, como Traumatismo Craniano-Encefálico (TCE), Acidente Vascular Encefálico (derrame), infecções cerebrais, tumores, anóxias (falta de oxigênio) e Doença de Parkinson.

LESÃO MEDULAR

Compreende pessoas paraplégicas ou tetraplégicas em função de uma lesão na medula espinhal, em geral causada por acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo, quedas, tumores e infecções.

MÁ-FORMAÇÃO CONGÊNITA

Compreende pessoas com má-formação congênita dos membros, como Displasia Congênita do Fêmur, e outras patologias, entre elas Osteogenesis Imperfecta (Doença dos Ossos de Vidro) e Artrogripose Múltipla Congênita (articulações rígidas).

MIELOMENINGOCELE

Compreende pessoas com má-formação congênita da medula espinhal e da coluna vertebral, como mielomeningocele, lipomeningocele, espinha béfida oculta, agenesia da coluna lombo-sacra, entre outros. Esse grupo de doenças afeta diversos órgãos e sistemas do organismo, comprometendo o funcionamento da bexiga, do intestino e dos membros inferiores.

PARALISIA CEREBRAL

Compreende crianças que sofreram um dano cerebral antes, durante ou após o parto, causando desordens no desenvolvimento da postura e do movimento.

SEQUELAS DE POLIOMIELITE

Compreende pessoas que foram vítimas da poliomielite (paralisia infantil). Ainda que, após intensas campanhas de vacinação, a doença tenha sido erradicada no Brasil em 1989, muitos pacientes possuem sequelas motoras.

Receba nossas notícias em seu e-mail