Uma árvore caiu sobre veículos na Praça Padroeira do Brasil, no centro de Osasco, e a Enel foi acionada para desligar a energia; saiba mais
Uma árvore de grande porte caiu, na manhã chuvosa desta terça-feira (3), em Osasco. O caso ocorreu na Praça Padroeira do Brasil, na região central da cidade. Dois veículos, um poste de luz e a rede elétrica da região foram atingidos pela árvore.
Conforme informações iniciais, no momento da queda, três pessoas estariam presas no interior de um veículo, mas a Prefeitura de Osasco confirmou apenas uma, que estaria na direção do carro.
Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver a árvore caída e um caminhão do Corpo de Bombeiros atendendo a ocorrência
Árvore cai no centro de Osasco: outras informações
Em virtude da queda da árvore no centro de Osasco, o motorista precisou aguardar a Enel desligar a rede elétrica para que agentes da Secretaria de Meio Ambiente cortassem os galhos. Ele foi retirado por socorristas e oficiais do Corpo de Bombeiros sem ferimentos e lesões.
Segundo o portal de notícias G1, autoridades e especialistas explicam que, em casos como esse, enquanto as pessoas permanecerem dentro do carro energizado, sem entrar em contato com a parte metálica dele, elas estarão seguras.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
O aterramento da rede elétrica aconteceu por volta das 11h30 (Reprodução/Redes Sociais)
O fenômeno pode ser compreendido por meio do princípio da “Gaiola de Faraday”. Este princípio explica que, ao ser atingido por uma descarga elétrica de alta intensidade, um carro – por ser uma estrutura metálica fechada – concentra essa energia na superfície externa.
Contudo, é recomendável que as pessoas dentro do veículo evitem tocar em partes metálicas internas, pois elas podem estar eletrificadas, especialmente se os pneus entrarem em contato com água contendo sais ou metais, algo comum em dias chuvosos, como esta terça-feira (3).
O aterramento da rede elétrica aconteceu por volta das 11h30. Equipes da Defesa Civil, Samu, Corpo de Bombeiros, Demutran, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar foram acionadas para a ocorrência.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo, Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.