Os novos ônibus que já estão em operação oferecem de ar-condicionado, acessibilidade e suspensão automática. Desde 2019, a renovação da frota metropolitana no estado somou 2.748 novos veículos
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) renovou a sua frota com mais 14 veículos novos que já estão circulando nas regiões de Osasco, Guarulhos e Itapecerica da Serra/Embu das Artes.
Essas linhas intermunicipais são gerenciadas pela EMTU e atendidas pelas concessionárias Intervias, Anhanguera e Internorte. Diariamente chegam a transportar nessas três regiões aproximadamente 916 mil passageiros. E com o intuito de atender melhor essa demanda foram colocados em circulação 14 ônibus novos, zero km, sendo dois para atender o município de Osasco, quatro destinados a Guarulhos e oito nas regiões de Itapecerica da Serra e Embu das Artes.
Desses 14 ônibus novos, dois foram incluídos pela Viação Del Rey, que faz parte do Consórcio Anhanguera, operador da frota metropolitana na região de Osasco.
Segundo a EMTU, no período de 2019 a janeiro de 2023, foram incluídos 348 ônibus, zero km, na frota da concessionária Anhanguera. Os novos ônibus dispõem de ar-condicionado, acessibilidade e suspensão automática.
Balanço 2022
No ano passado, ao menos 292 veículos zero km substituíram os ônibus mais antigos nas frotas das cinco regiões metropolitanas: São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Sorocaba e Vale do Paraíba/Litoral Norte. Desde 2019, a renovação da frota metropolitana no estado de SP somou 2.748 novos veículos.