Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Os 50 anos de sucesso do bairro Alphaville

Logo Giro
Alphaville completa 50 anos em setembro, com muita história para contar (Divulgação/Prefeitura de Barueri)

Conheça um pouco da história dos luxuosos residenciais de Alphaville, seus idealizadores e como tudo se iniciou

Tudo começou em 1973, quando dois engenheiros, Renato Albuquerque e Yojiro Takaoka, se uniram para criar um projeto de uma região totalmente planejada para empresas não poluentes na cidade de Barueri. Foi assim que Alphaville saiu do papel, a partir de um terreno de 500 hectares com o projeto urbanístico dos arquitetos José de Almeida Pinto e Reinaldo Pestana. A cidade naquela época era bem diferente da de hoje. O prefeito era Gugliemo Gugliemi, conhecido pelo apelido de Perereca, que queria que Barueri deixasse de ser uma cidade-dormitório e começasse a se desenvolver, porém sem empresas poluentes.

Com regras claras de ocupação do solo e infraestrutura sólida, Albuquerque e Takaoka começaram a trazer as primeiras indústrias desse tipo para a região, caso da Hewlett Packard (HP), já famosa por seus computadores, softwares e impressoras. Ela foi implantada no bairro em 1975 e os administradores sugeriram a construção de um residencial próximo, para que seus executivos não tivessem de viajar todos os dias para a região. Naquele mesmo ano, surgia o projeto do primeiro condomínio de casas, o residencial 1. Daí para frente, uma sucessão de residenciais cada vez mais luxuosos começaram a surgir, expandindo fronteiras e fazendo de Barueri e depois Santana de Parnaíba referências em morar com qualidade de vida.

Curiosidades de Alphaville

No bairro hoje existem 13 residenciais Alpha mais o subdistrito empresarial. O nome Alphaville foi escolhido em homenagem ao filme homônimo do diretor Jean-Luc Godard, lançado em 1965. Nele, o protagonista tem como missão salvar a futurista cidade fictícia de Alphaville, que é totalmente controlada e manipulada por um computador. 

Os 50 anos de sucesso do bairro Alphaville

Cena do filme de Godard, Alphaville, lançado em 1965 (Divulgação/Internet)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail