giro

Oeste Barueri segue treinando sem futuro definido em 2023

Logo Giro
O goleiro Gledson, destaque do Oeste na A2, deixou o clube (Anderson Romão / Oeste FC / Divulgação)

Após a eliminação no Paulista da Série A2, time perdeu mais de dez jogadores. Próxima competição deve ser a Copa Paulista apenas no mês de julho

Depois que foi derrotado pelo Grêmio Novorizontino por 1 a 0, em 22 de março, sendo eliminado do Campeonato Paulista da Série A2, o Oeste passou a não saber como será a sequência da temporada 2023. Pela primeira vez sem calendário nacional desde 2009, época em que tinha sede na cidade de Itápolis, o rubro-negro aguarda a Federação Paulista de Futebol (FPF) definir o formato da Copa Paulista.

Treze atletas já se despediram da equipe de Barueri após a queda na A2: Gledson, Lucas Rodrigues, Danilo, Diego Jussani, Léo Gobo, Diego Augusto, Di Maria, Paulinho, Marcelo Toscano, Guilherme Portuga, Bruno Gonçalves, Joanderson e Ítalo. Por outro lado, Sérgio Alecsandro, o Lelé, segue no banco de reservas. O time está treinando no CT da Vila Porto, ainda sem amistosos programados, com remanescentes do estadual. Ainda tem contrato os goleiros Yago, Guilherme e Vinícius, o zagueiro Favorito, os volantes Diogo, Negueba e Bonifácio, o lateral-esquerdo Davi, o meio-campista Motta e os atacantes Reifit e Cristian.

Sucessão de rebaixamentos
O Oeste teve uma sequência de 13 anos seguidos disputando as três divisões de acesso do Campeonato Brasileiro, chegando a ficar oito temporadas na Série B. O clube acabou fazendo campanhas ruins em sequência, sendo rebaixado na Série B de 2020 e na Série C – torneio em que foi campeão em 2012 – de 2021. Em 2022 não fez bom papel na Serie D e foi eliminado na segunda fase nos pênaltis pelo Caxias do Rio Grande do Sul.

A única chance de voltar para a quarta divisão do nacional é ganhar a Copa Paulista, competição da FPF que reúne equipes das Séries A1, A2 e A3 e dá vaga na Série D ao campeão e na Copa do Brasil para o vice. Ainda não há definição de número de participantes, datas ou formato. A previsão é que a entidade promova o Conselho Técnico no dia 24 de abril e que o pontapé inicial aconteça em julho.

Receba nossas notícias em seu e-mail