Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Novo RG Digital promete unir todos os documentos pessoais em um só, diz governo federal

Logo Giro
Emissão será gratuita e órgãos de identificação terão até o dia 6/3 de 2023 para se adequarem (Divulgação/TSE)

O governo federal anunciou o RG Digital, novo modelo de carteira de identidade nacional. No dia 23 de fevereiro, o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) assinou o decreto que cria o documento unificado em todo o território nacional. Esse decreto entrou em vigor no dia 1º de março.

A emissão desse documento será gratuita e os órgãos de identificação terão até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem às mudanças. A intenção é centralizar todos os documentos do cidadão (CPF; título de eleitor; carteira de motorista; carteira de trabalho; certificado militar; PIS/Pasep; e cartão nacional de saúde) em um único documento, obrigatório para todos os brasileiros.

O documento poderá ser solicitado por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN). O novo RG terá prazo de validade de cinco anos para quem tem até 12 anos de idade, de dez anos para os pessoas entre 13 e 60 anos de idade e, prazo indeterminado para quem tem mais de 60 anos.

Receba nossas notícias em seu e-mail