Search
Close this search box.
giro

No Dia Internacional da Língua Portuguesa, Museu traz programação virtual e gratuita

Logo Giro
Expectativa é que museu seja reinaugurado ainda em 2020(Foto: Rovena Rosa – Agência Brasil)

Fechado desde 2015 por conta de um incêndio, o Museu da Língua Portuguesa irá celebrar nesta terça-feira (5), o Dia Internacional da Língua Portuguesa 2020 com de forma totalmente virtual. Esta é a quarta edição data, que nos anos anteriores foi celebrada no saguão da Estação da Luz, local onde também fica o museu.

Com uma programação focada na diversidade do idioma na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que criou e instituiu a data. O grupo de países que formam a entidade é composto por Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

Entre as principais atrações estão shows, slam (poesia falada), literatura, contação de histórias, oficina, bate-papos e performances. A programação será transmitida nos perfis do YouTube e Facebook do museu, a partir das 15 horas.
As principais apresentações ficam a cargo de Roberta Estrela D’Alva apresentando “Poesia na língua do slam”, com participação de poetas do Brasil, Cabo Verde e Portugal, a lives Conexão Musical, e discotecagem do escritor e músico angolano Kalaf Epalanga da cantora moçambicano Lenna Bahule e do músico cabo-verdense Hélio Ramalho, com a interlocução do pesquisador brasileiro Rafael Galante.

Haverá também a performance “Silêncio”, realizada pelo dançarino Eduardo Fukushima apresenta uma coreografia gravada dentro das instalações do museu, completamente vazio e em silêncio. O museu também irá promover diversos debates sobre como a língua-portuguesa tem suas variações nos continente, diversidade nos grupos sociais e como idioma está se transformando nesse período de isolamento social.

Através do projeto “Cartas de um outro tempo”, ambos em parceria com a Revista Pessoa, escritores vão ler cartas sobre esse período de confinamento. Artistas como Itamar Vieira Jr, Isabel Nery, Filipa Leal, Tatiana Salem Levy e Evandro Affonso Ferreira compartilharão suas perspectivas sobre o em vídeos exclusivos.

A comemoração da data é realizada entre o governo do Estado de São Paulo, da Fundação Roberto Marinho e do Museu da Língua Portuguesa.

Para conferir toda a programação clique aqui

Receba nossas notícias em seu e-mail