Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Morre Jean-Luc Godard, cineasta francês à frente do filme que inspirou nome do bairro Alphaville

Logo Giro
Jean-Luc Godard em cena do filme "Carmen" (Divulgação/AdoroCinema)

Godard tinha 91 anos e foi um dos líderes do “Nouvelle Vague”, movimento do cinema que e trouxe novas características para o audiovisual. Filme “Alphaville” venceu o prêmio Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 1965

Morreu nesta terça-feira (13), aos 91 anos, o cineasta francês Jean-Luc Godard. Segundo a agência de notícias Reuteurs, a informação foi confirmada pela mulher do diretor, Anne-Marie Mieville. De acordo com o jornal Libération, o cineasta recorreu ao suicídio assistido. Seu filme “Alphaville” inspirou o nome do bairro homônimo presente entre os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba.

Conhecido por ser um dos líderes do “Nouvelle Vague”, criado na França no fim dos anos 1950. Junto com os diretores François Truffaut (1932-1984) e Claude Chabrol (1930-2010), o grupo revolucionou o cinema mundial e trouxe novas características para o audiovisual, como narrativas não lineares, movimentação rápida de câmera e montagem desconstruída.

Godard trabalhou como crítico na revista francesa Cahiers du Cinéma e documentarista. O diretor estreou na 7ª arte com o longa-metragem “Acossado” (1960). Entre os destaques dos mais 70 anos de carreira, estão o “O desprezo” (1963), estrelado por Brigitte Bardot, “Viver a Vida” (1962), “Bande à parte” (1964), “O Demônio das Onze Horas”, “Week-End à Francesa” (1967), “A Chinesa” (1968), “Carmen” (1983), “Eu Vos Saúdo Maria” (1985) e “Adeus à Linguagem” (2014).

Morre Jean-Luc Godard, cineasta francês à frente do filme que inspirou nome do bairro Alphaville
Cena do filme “Alphaville” (Divulgação/Mubi)

Influência na Região Oeste
De acordo com reportagem publicada pela revista “Isto é”, em meados da década de 1970, a empresa Albuquerque Takaoka se inspirou no longa-metragem “Alphaville” de Jean-Luc Godard, para nomear o primeiro grande bairro projetado no Brasil. O loteamento visava idealizar condomínios residenciais e empresariais em um só lugar.

Estrelado por Anna Karina e Eddie Constantine, a produção apresenta uma cidade que é comandada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos em seus habitantes. Lemmy Caution é um agente enviado ao local, com a missão de encontrar o professor von Braun, criador de Alpha 60. Seu objetivo é convencê-lo a destruir a máquina. No percurso Natacha, a filha do professor, lhe ajuda como guia.

O longa-metragem venceu o prêmio Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1965. “Alphaville” está disponível para assistir online, no streaming Mubi.

Confira abaixo o trailer.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail