Osasco lançou o programa Monitora OZ, programa para reforçar o sistema de segurança da cidade. A tecnologia visa reforçar as ações de combate à criminalidade com o uso de equipamentos modernos e câmeras de monitoramento facial e de vias públicas.
O serviço foi lançado na quinta-feira (04). Já são 2.100 câmeras espalhadas pela cidade e, segundo o prefeito Gerson Pessoa (Podemos), até o final de 2026 o município deverá contar com cerca de 10 mil câmeras.
De acordo com a administração municipal, para essa situação ocorrer, empresas (indústria, comércio e bancos), condomínios e residências podem aderir ao programa disponibilizando suas imagens para o Centro Integrado de Operações Integradas (COI). O serviço está integrado ao programa Muralha Paulista do governo do Estado e ao Córtex, sistema de informações do Ministério da Justiça, do governo federal.
Para aderir ao Monitora Oz, é preciso se cadastrar e autorizar o uso das imagens pelo COI. É só acessar o site da prefeitura www.osasco.sp.gov.br e entrar em “carta de serviços”, depois “segurança pública”, e entrar na aba “Monitora OZ” para câmeras particulares ou para totens de monitoramento. A participação é gratuita.
Leia também
Monitora OZ: cidade conta com 500 câmeras de reconhecimento facial




Até o final de 2026 o município deverá contar com cerca de 10 mil câmeras (Divulgação/PMO)
O programa “Monitora Oz” conta com seis eixos: instalação de câmeras aéreas pela cidade; a implantação de câmeras em escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde; a instalação desses dispositivos em ônibus; instalação de totens com monitoramento em pontos de ônibus; videomonitoramento compartilhado de imagens de condomínios e residências; e a regulamentação junto à Prefeitura por parte de pessoas físicas e jurídicas (empresas) que já possuem as câmeras e queiram compartilhar as imagens com o sistema.
Além disso, a cidade conta com, desde o início do ano, cerca de 500 câmeras de reconhecimento facial, sendo a primeira cidade do Estado, fora a capital paulista, a ter isso com esse recurso.
Junto a isso, Osasco também conta com 200 câmeras que fazem a leitura de placas de veículos e são capazes de identificar se os mesmos possuem registro de roubo.
Após apresentar o programa Monitora OZ, o prefeito Gerson Pessoa assinou juntamente com representantes de diversas empresas um termo de cooperação, em que elas autorizam o compartilhamento de imagens geradas com o COI.
Entre as empresas que aderiram ao Monitora OZ, em seu dia de lançamento, e assinaram o termo estão o Banco Bradesco, Shopping Osasco Plaza, Supershopping, Shopping União, Carrefour, Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO), Haganá (empresa de segurança patrimonial e privada), Associação dos Construtores e Associação Paulista de Supermercados (APAS).
“Em Osasco temos um governo comprometido não só com a questão da segurança pública, mas também com a Saúde, a Educação e demais áreas. Segurança Pública pode ser uma atribuição do governo do Estado, mas também é nosso dever trabalhar para contribuir com a segurança da nossa população”, disse o prefeito, que também apresentou dados que apontam queda nos índices de criminalidade na cidade nos últimos anos.
O número de furto e roubo de veículos por 100 mil habitantes, por exemplo, caiu 36% entre 2017 (711 casos) e 2025 (452). No mesmo comparativo, a taxa média de delito por 100 mil habitantes caiu 31% entre 2017 (2.917 casos) e 2025 (2.022).
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 18 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






