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Marcenaria: como unir estética, funcionalidade e personalidade

Cris Pacca, da Boa Vista Planejados, explica como conhecer o perfil do cliente e planejar a marcenaria para transforma os ambientes
Cozinha com marcenaria planejada pela Boa Vista (Divulgação)

Antes de iniciar um projeto de marcenaria para apartamentos ou casas de alto padrão, é essencial conhecer o perfil do cliente. “É legal saber primeiro o perfil do cliente, o estilo de vida, do que ele gosta, se ele gosta de cozinhar, se ele gosta de receber amigos, se ele tem criança, cachorro, assim o espaço fica bem adequado para o uso”, explica a arquiteta Cris Pacca, da Boa Vista Planejados.

O próximo passo é definir a estética desejada. “De repente o cliente quer algo mais moderno ou mais rústico. No estilo mais clássico a gente precisa entender qual que é a ideia do cliente. E depois o nível de detalhe, sofisticação, se ele imagina investir muito em alguns ambientes e menos em outros. Depois podemos pensar nos detalhes como colocar puxadores, ferragens, espelho, acessórios, divisores de gaveta, por isso, é importante a gente conversar antes, pontua.

Ainda segundo a arquiteta, os materiais, acabamentos e cores são definidos ao longo do projeto, mas sempre com atenção à durabilidade. “Materiais, acabamentos, cores, vão ficando para o decorrer do projeto, mas também é importante a gente colocar isso em pauta com o cliente. Também temos que falar da qualidade, da durabilidade, os móveis, por exemplo, da Boa Vista, eles têm 10 anos de garantia”, garante.

No planejamento de cozinhas e áreas de serviço, Cris Pacca diz que o layout é pensado para otimizar a rotina. “Primeiro, a marcenaria tem que trabalhar com uma sofisticação e um equilíbrio entre o projeto e o que vai ser usado. Coisas importantes que a gente precisa saber para prever, para esconder, são cabos elétricos que o cliente vai usar, ar-condicionado, climatizadores de adega, então tudo isso a gente precisa saber onde ele vai estar para poder compatibilizar no projeto e ficar de uma forma ideal para que no uso do dia a dia funcione. Por exemplo, posicionar a cuba, a geladeira e o fogão. Isso a gente precisa ver se vai ter uma família, se vai ser tudo em um balcão só. Então, esse layout tem que ser bem pensado de acordo com o uso e os costumes da casa”, afirma

Entre os erros mais comuns, Cris Pacca aponta expectativas irreais em relação às medidas do imóvel e armários pouco funcionais. “Primeiro que, às vezes, o cliente não consegue ver que o ambiente dele não comporta as medidas que são reais no local, então precisa tentar adequar o projeto ao sonho do cliente. A outra é a questão de armários, por exemplo, organização interna de armários, armários até o teto, que são difíceis de pegar, sapateiras extraíveis, que depois de uma certa altura é ruim de acomodar sapatos, existem outras formas de organizar, então a melhor maneira de evitar isso é procurar a Boa Vista Alphaville, antes de começar a reforma”, frisa.

Para finalizar, Cris Pacca aponta que a marcenaria personalizada valoriza o imóvel ao organizar cada item de forma específica. “Ela valoriza o imóvel porque ela é pensada em cada detalhe, onde organizar e onde colocar cada item. Então é uma vitrine de bolsas que é separada, um espaço de sapatos, um espaço para roupa íntima, um para jóias e maquiagens. Então, onde tudo fica setorizado, fica bem personalizado para cada cliente e, consequentemnte valoriza o imóvel”, finaliza.

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