Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Maestro João Carlos Martins recebeu músicos e regentes em Osasco no sábado (22)

Logo Giro
"A cultura é a alma de uma nação", disse o maestro João Carlos Martins à reportagem do Giro S/A (Nanci Dainezi/ Giro S/A)

Encontro aconteceu no Teatro Glória Giglio; objetivo do maestro foi escutar os profissionais da área da cidade e divulgar o projeto Orquestrando

A convite do maestro Alessandro Ferreira, da Filarmônica de Artes de Osasco, o famoso maestro João Carlos Martins esteve no Teatro Glória Giglio na tarde de sábado (22) para ouvir os regentes e coordenadores de projetos musicais da cidade e também falar um pouco sobre o projeto Orquestrando. “Considero importantíssima essa visita de João Carlos Martins a Osasco, principalmente por conta das propostas de concertos para a cidade e da educação musical das crianças e jovens”, disse.

Com apoio do SESI/SP, FIESP, BBDTVM e Fundação Banco do Brasil, esse projeto visa trocar conhecimento entre músicos profissionais e amadores, participantes de corais, bandas e orquestras de diversas regiões do país, conectando todos a uma plataforma digital, capaz de dar suporte para expandir e consolidar a música local, inclusive com investimentos de empresas.

Sob licença médica, o maestro cumpriu seu compromisso com o público que estava a sua espera. À reportagem do Giro S/A, ele disse havia sido hospitalizado no Hospital Sírio Libanês, na cidade de São Paulo, e que seu médico deu ordens estritas para que ele voltasse assim que terminasse a reunião em Osasco e o concerto em Barueri (que aconteceu na mesma noite no novo teatro da cidade). “Eu respeito um compromisso com a ciência e as artes, assim não abri mão de estar aqui conversando com os músicos de Osasco, uma cidade que eu adoro e que cultiva a cultura, principalmente porque a cultura é a alma de uma nação. Meu encontro servirá basicamente para falar que música se faz com duas palavras: emoção e perfeccionismo. E que um maestro deve reger sempre com emoção, assim como músicos, que devem se apresentar sempre preparados”, declarou.

O Orquestrando é uma plataforma digital que visa disseminar conteúdos, oferecer capacitação para regentes e músicos, além de apoiar e divulgar o trabalho de grupos musicais de todo país. Ele foi Idealizado pelo maestro João Carlos Martins e pelo produtor cultural José Roberto Walker, que estava presente nesse encontro de Osasco, juntamente com o secretario adjunto da secretaria de Cultura da cidade, Paulinho Samba de Rua.

Receba nossas notícias em seu e-mail