Na Lua de Sangue, a Terra ficará entre o Sol e a Lua e com isso bloqueará a luz solar, criando um espetáculo visual impressionante; confira mais detalhes
O primeiro eclipse lunar de 2025 já tem data para ocorrer. Na madrugada desta sexta (14), acontece o fenômeno da Lua de Sangue, onde, ao longo da noite, a Lua sumirá com a sombra da Terra passando na sua frente.
O evento astronômico é considerado raro e deve ser visto em toda a América do Norte, Central e do Sul, incluindo em São Paulo. De acordo com a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), este será o primeiro eclipse lunar total desde 2022.
No fenômeno, a Terra ficará entre o Sol e a Lua e com isso bloqueará a luz solar. Desse modo, o planeta irá projetar sua sombra sobre o satélite e com o processo, Lua assumirá a tonalidade avermelhada, criando um espetáculo visual impressionante.
O evento atingirá sua totalidade às 3h58 da manhã (horário de Brasília), onde o público poderá ver a Lua de Sangue em sua forma total. A próxima Lua de Sangue está programada para 2029.
Lua de Sangue: horário de início e de pico
Segundo o portal de notícias G1, o eclipse parcial está previsto para às 2h09 (no horário de Brasília), quando o disco da Lua começará a escurecer. Às 03h26 começará então o eclipse total e a coloração da Lua ficará cada vez mais vermelha.
O ponto máximo do eclipse será às 3h58. Nesse momento, a Lua ficará imersa na umbra (região em que não há iluminação direta do sol) até 4h31 quando começará a sair para a penumbra (ponto de transição da sombra para a luz) e voltaremos a assistir o eclipse parcial e depois novamente o penumbral.
Conforme a Nasa, o nome técnico para essa situação é de “Dispersão de Rayleigh”. A agência ressalta que quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. “É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua”, explica a Nasa.




Outra Lua de Sangue está programada para 2029 (Divulgação/Pexels)
O professor Marcos Calil, do Urânia planetário, explica porque este evento astronômico é especial:
“Além da beleza natural, que é aquele aspecto avermelhado no ápice do eclipse, este evento é especial porque o próximo eclipse lunar total que poderá ser visível em todo o Brasil, como o desta próxima sexta-feira, 14 de março, só vai ocorrer em junho de 2029! Então, vale a pena fazer um esforço, dá uma acordadinha na madrugada da sexta-feira para apreciar esta lua cheia avermelhada”, explicou o educador ao Climatempo.
Como observar a Lua de Sangue
Não é necessário nenhum equipamento especial para observar o eclipse, pois a Lua de Sangue será visível a olho nu.
No entanto, a NASA explica que o uso de binóculos ou telescópio pode aprimorar a visualização e intensificar a tonalidade avermelhada do fenômeno.
“A melhor experiência de observação ocorre em locais escuros, afastados de luzes artificiais”, recomenda a agência espacial.
No mapa abaixo, elaborado pela NASA, é possível conferir as regiões onde o eclipse lunar poderá ser visto. As linhas indicam os limites de visibilidade em diferentes fases do evento.
*Com informações do G1 e Climatempo
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.