Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Segurança: Jandira realiza Operação Natal Seguro 2023

Logo Giro
Agentes da GCM de Jandira atuam na fiscalização de veículos e motociclistas (Divulgação / Secom Jandira)

Com a aquisição de novos itens de segurança, GCM de Jandira passou a ter equipamentos equivalentes aos das forças estaduais. Veja os detalhes

Com uma população que ultrapassa os 118 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Prefeitura da cidade de Jandira deu início à Operação Natal Seguro. Esta ação das forças de segurança municipal, conduzida pela Secretaria de Segurança Pública, reafirma o compromisso renovado com a segurança e a proteção da comunidade local ao longo de todo o mês de dezembro.

De olho na segurança coletiva de Jandira

A iniciativa, liderada pela Guarda Civil Municipal (GCM), estende-se por diversos pontos da cidade, implementando um conjunto diversificado de estratégias para assegurar a segurança coletiva. Entre as medidas adotadas estão:

Rondas ostensivas: presença constante e vigilante da Guarda Civil em áreas estratégicas, garantindo uma presença visível para dissuadir possíveis atividades criminosas.

Bloqueios para identificação e apreensão de motos roubadas: ação proativa para reforçar a segurança, contribuindo para a prevenção de crimes e protegendo os moradores.

Policiamento a pé no centro da cidade: medida específica para oferecer tranquilidade aos cidadãos durante suas compras de fim de ano, reforçando a sensação de segurança e bem-estar.

Operação Natal Seguro está sendo realizada em diversos pontos da cidade (Divulgação / Secom Jandira)

Município está no topo da segurança pública

Em julho deste ano, após a aquisição de uma série de novos equipamentos, Jandira ganhou destaque como pioneira no Brasil, sendo a única guarda municipal do País a possuir equipamentos equivalentes às forças estaduais. Segundo informações da administração municipal, foram adquiridos os seguintes itens:

  • Armas Glock calibre .40 (substituindo as pistolas Taurus calibre 380): essas armas, adquiridas diretamente do mercado internacional, representam um avanço significativo, melhorando a eficiência e o desempenho da GCM em suas operações.
  • Coletes balísticos nível 3A (substituindo os coletes nível 2A): os guardas municipais agora contam com coletes que oferecem maior segurança e proteção durante suas atividades de patrulhamento e enfrentamento a situações de risco.
  • Aquisição de capacetes e munições: a GCM recebeu novos capacetes e munições padronizadas, garantindo que os agentes estejam plenamente equipados para enfrentar os desafios da segurança pública.
Segurança: Jandira realiza Operação Natal Seguro 2023
GCM de Jandira é uma das mais bem equipadas do Estado de SP (Divulgação / Secom Jandira)

LEIA MAIS: EDUCAÇÃO: Jandira abre inscrições para creches

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Acompanhe a transmissão do GiroCast

Receba nossas notícias em seu e-mail