Itaú Cultural traz mostra on-line sobre urbanização de SP

Filmes ficarão disponíveis para o público até o próximo dia 12
Foto: Cena do filme São Paulo Sociedade Anônima de Luiz Sérgio Person / Reprodução – Itaú Cultural

A mostra Metrópole em Construção está programada para acontecer junto com a homenagem à vida e obra do arquiteto modernista paulistano Rino Levi (1901-1901) na 49º Ocupação do Instituto Itaú Cultural. Ela reúne três longas-metragens e um curta que retratam a modernização de São Paulo. Os filmes ficarão disponíveis, de forma gratuita, no site do instituto até 12/4.

O principal foco dessa seleção de filmes reúne os cinemas projetados por Levi. Eles foram retratados no documentário Quando as Luzes das Marquises se Apagam, do diretor Renato Brandão, e que traça a criação, o auge e a decadência da Cinelândia Paulistana.

Outro destaque é o filme São Paulo Sociedade Anônima, escrito e dirigido por Luiz Sérgio Person (1936-1976) e que narra a dificuldade de Carlos (Walmor Chagas) em conciliar as pressões profissionais de Arturo (Otello Zeloni), as ambições de sua mulher Luciana (Eva Wilma) e a inconstância de sua amante Ana (Darlene Glória).

A capital paulista teve o apogeu do seu processo de modernização na primeira metade do século XX, quando importaram muitos aspectos urbanos e arquitetônicos de grandes centros europeus. Toda essa movimentação gerou uma vida cultural pulsante, presente até hoje, e que caracterizou São Paulo como uma metrópole.

Rino Levi foi um urbanista e arquiteto paulistano, que se destacou por ter realizado projetos que conjugam inovações técnicas e soluções originais. Com participação intensa em órgãos de classe e na imprensa, contribuiu para a regulamentação do trabalho arquitetônico e para a consolidação da arquitetura moderna brasileira. Seus principais projetos são o Edifício do Hospital Albert Einstein e o Cine Universo, na Rua Celso Garcia, que funcionou de 1936 a 1950.

Para assistir todos os filmes da mostra Metrópole em Construção é só acessar o site clicando aqui