Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Itapevi implanta Centro de Operações Integradas e entrega nova frota para forças de segurança

Logo Giro
Os novos carros são todos zero quilômetros, são alugados, conforme processo licitatório realizado em 2022 (Pedro Godoy/Prefeitura de Itapevi)

Programa de videomonitoramento conta com 780 câmeras instaladas em prédios públicos, vias públicas, com tecnologia capaz de analisar placas de veículos que entram e saem do município

A Prefeitura de Itapevi inaugurou na última quarta-feira (19), o Centro de Operações Integradas (COI).  O espaço que abriga agentes da Defesa Civil, Demutran e Guarda Civil Municipal (GCM) está localizado no 1º andar da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Jardim Santa Rita, e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

No local, são monitoradas as imagens captadas do sistema de videomonitoramento espalhadas pela cidade. O programa conta com 780 câmeras, sendo 610 delas instaladas nos prédios públicos, 150 nas vias públicas e 20 com tecnologia capaz de realizar a leitura e análise de dados de placas de veículos que entram e saem do município.

Além destas, mais 101 equipamentos foram colocados nas escolas do futuro e outras unidades escolares e 51 deles do Parque da Cidade. No espaço, agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) cuidam da fiscalização por meio do sistema e controlam o tráfego de veículos em tempo real, enquanto a Defesa Civil acompanha todas as áreas de risco, de enchentes e alagamentos, orientando os órgãos competentes para ações estratégicas.

Leia Mais: Confira o que abre e fecha no feriado de Tiradentes em Itapevi

Em todas as ocorrências onde são constatados crimes em curso, as viaturas da GCM ou da Polícia Militar são acionadas e a software Detecta, do governo estadual, entra em ação. As imagens são preservadas para elaboração de boletins de ocorrência em até 30 dias.

“A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana já implantou também o sistema integrado de chamada de emergência da GCM no COI, via rádio, reunindo em um único local o recebimento de ligações e denúncias, ou seja, será uma Central de Atendimento em que todas as chamadas recebidas via telefones 153 e 199, além dos administrativos centralizados para garantir a qualidade de atendimento e eficiência junto à população”, afirmou a gestão administrativa.

Itapevi implanta Centro de Operações Integradas e entrega nova frota para forças de segurança
COI será integrado ao software Detecta do Governo Estadual (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Nova frota de veículos

Além da inauguração do COI, foi apresentado no evento, 50 viaturas para a Guarda Civil Municipal, Demutran e a Defesa Civil. Os novos carros são alugados e todos zero quilômetro, conforme processo licitatório realizado em 2022. De acordo com a Prefeitura, esse modelo de contratação permitirá o uso 24 horas nos sete dias da semana, sem limite de quilometragem e seguro total incluso.

A GCM foi o órgão que recebeu o maior reforço, com 44 novos veículos entre carros, motos e utilitários. Serão 20 carros modelo Renault Duster – sendo três deles direcionados para a Ronda Escolar e um para a Guardiã Maria da Penha –,  quatro caminhonetes modelos Chevrolet TrailBlazers, uma pick up cabine dupla Renault Oroch e uma van modelo Mercedes Sprinter. A corporação ainda obteve 15 motocicletas modelo Honda CB 500X.

O Demutran recebeu um total de sete veículos entre micro-ônibus, furgões, motos e carro. Foram entregues dois micro-ônibus modelo Vollare, dois furgões Mercedes Sprinter, duas motocicletas modelo Honda CB 500X e uma pick up cabine dupla Renault Oroch.

Já a Defesa Civil ficou com dois automóveis, uma caminhonete cabine dupla modelo Nissan Frontier e uma pick up cabine simples Fiat Strada.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.