Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Itapevi: Igor Soares entrega nova frota de 80 ônibus

Logo Giro
Novos coletivos passaram a circular pelas ruas de Itapevi nesta segunda-feira (23) (Christian Carracci /PMI)

Veículos com Wi-Fi e ar condicionado começaram a rodar nesta segunda-feira (23). Novos coletivos beneficiarão 40 mil pessoas em Itapevi

O prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), entregou no último sábado, dia 21, durante um evento no Parque da Cidade, os novos ônibus para a frota do transporte público da cidade. Os novos coletivos entraram em operação nesta segunda-feira, dia 23.

LEIA TAMBÉM: EMPREGO: Osasco e Santana de Parnaíba reúnem mais de 500 vagas

Segundo o gestor municipal, são 80 veículos que atenderão 41 linhas municipais, transportando 40 mil pessoas diariamente. Destes, 40 são zero quilômetros, e os outros 40 têm uma idade média de até cinco anos de uso, estando equipados com motores Euro5, que emitem 80% menos poluentes.

Itapevi: Igor Soares entrega nova frota de 80 ônibus
Prefeito Igor Soares realizou a entrega ao lado do vice-prefeito Teco (Christian Carracci /PMI)

“São todos (ônibus) de ponta. Nenhuma cidade da região tem uma frota completa e moderna. Estamos entregando transporte público de primeira linha e qualidade”, avaliou o prefeito durante a entrega.

Ônibus de Itapevi são equipados com Wi-Fi e ar-condicionado

O objetivo da substituição da frota é proporcionar mais segurança e conforto para a população. Todos os veículos possuem wi-fi, ar-condicionado, tomadas com entrada USB para carregamento de smartphones e câmeras de monitoramento interno e externo. Cada um deles tem 39 assentos, sendo alguns deles reservados para gestantes, idosos, deficientes e pessoas com espectro autista.

Segundo dados da administração, 68 coletivos serão utilizados nas operações diárias, e 12 ficarão disponíveis para reserva e uso em caso de necessidade de ampliação da frota em circulação.

Os carros são da marca Mercedes Benz, com carroceria da Caio e da Marcopolo, movidos a diesel. Eles têm 13,4 metros de comprimento. Os veículos foram adquiridos pela concessionária que presta serviços no município, a Benfica BBTT – Benfica Barueri Transporte e Turismo Ltda., que foi a vencedora do processo licitatório finalizado no início deste ano.

Renovação da frota

Por contrato, cada veículo poderá operar por no máximo 10 anos em Itapevi, correspondendo ao seu tempo de vida útil. O intuito da substituição da frota é proporcionar mais segurança para a população.

O acompanhamento dos serviços prestados é realizado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi. A concessão da linha municipal de ônibus na cidade tem uma duração de 20 anos, de 2023 a 2043, podendo ser prorrogada por mais 20 anos até 2063.

App de tecnologia

Além da renovação da frota, a administração também inovou com a implantação do aplicativo Cittamobi, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para celulares, permitindo que os cidadãos acompanhem a rota dos ônibus (itinerário) e o intervalo de espera (horário).

Com essa tecnologia, a viagem passará a ter mais qualidade, uma vez que será possível acompanhar onde o coletivo está em tempo real pelo aplicativo. Nele, é possível visualizar todo o itinerário das linhas, os horários em que o circular estará disponível e até mesmo planejar a viagem, inserindo apenas o endereço de partida e chegada.

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail