Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Itapevi: seis filhotes de papagaios são resgatados pela Polícia Civil

Logo Giro
Apreensão dos papagaios ocorreu no Jardim Rosemery, em Itapevi (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Um homem foi detido na ação, que ocorreu na divisa entre Itapevi e Cotia, sob a suspeita de tráfico de animais silvestres; saiba mais

Seis filhotes de papagaios foram apreendidos pela Polícia Civil, em Itapevi. O caso ocorreu na noite de quarta-feira (26), no Jardim Rosemary, na divisa do município com Cotia. Um homem foi detido na ação, sob a suspeita de tráfico de animais silvestres.

As pequenas aves estavam dentro de caixas e foram encaminhadas para a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais. Técnicos da pasta encaminharam as aves para o Centro de Controle de Animais Silvestres (CETAS) de Barueri e, dessa forma, receber os devidos cuidados.

Leia Mais: Montanha-russa é inaugurada na Hiper Store da Cacau Show, em Itapevi

No Brasil, a venda de animais silvestres é crime conforme a lei federal 5.197/1967. A legislação vigente proíbe também a caça e captura de espécies do gênero na natureza.

Em Itapevi, as denúncias relacionadas ao tráfico de animais silvestres ou maus-tratos de animais, podem ser feitas pelo telefone (11) 4205-0862 em horário comercial, ou pelo e-mail bemestaraninal@itapevi.sp.gov.br. Ou ligue nos números 153 ou 199, que funcionam 24 horas.

O acusado foi encaminhado para a Delegacia Central de Itapevi, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Itapevi: seis filhotes de papagaios são resgatados pela Polícia Civil
Aves foram encaminhadas ao Cetas de Barueri (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Leia Mais: Previdência: Barueri e Itapevi recebem classificação máxima

Sobre o Cetas de Barueri

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Barueri (Cetas) visa atender animais silvestres doentes, feridos, provenientes de apreensão, entrega voluntária ou vítimas de maus tratos.

O centro possui 1000 m² construído em um terreno de, aproximadamente, 2.000 m². O espaço conta com nove recintos de quarentena, 30 recintos de reabilitação, um recinto para mamíferos e dois recintos para treinamento de voo.

Itapevi: seis filhotes de papagaios são resgatados pela Polícia Civil
Cetas Barueri conta com 30 recintos de reabilitação (Karina Borges/Secom Barueri)

Além de triagem, recepção e ambulatório, o espaço ainda conta internação, berçário, necropsia, administração, copa, vestiário, cozinha para animais, deposito de alimento, biotério, depósito de material de limpeza e depósito de gaiola e outros materiais.

Segundo a administração municipal de Barueri, a equipe de veterinários, biólogos, tratadores e pessoal administrativo registram, identificam, prestam atendimento e realizam treinamento de reintegração do animal ao seu habitat.

Leia Mais: Itapevi: PM liberta vítimas e recupera carga de camas e colchões

Após a reabilitação, o animal é encaminhado para áreas de soltura em regiões de ocorrência de sua espécie ou para criadouros autorizados pelo IBAMA ou pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail