A cidade de Itapevi está com inscrições online abertas para o “Maratona do Enem 2022”. O cursinho preparatório o para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares paulistas como a Fuvest Vunesp, Fatec, ComVest, entre outros, está em sua 6º edição e com 500 vagas disponíveis.
O cadastro online poderá ser feito até o dia 23 de julho, por meio de um formulário disponibilizado pela administração municipal. A matrícula presencial poderá ser realizada no Cemeb Bemvindo Moreira Nery na avenida Pedro Paulino, 74, Cohab, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Entre os requisitos para concorrer a uma vaga estão: ser morador do Itapevi; estar cursando o último ano do ensino Médio ou ter concluído o mesmo; ter cursado o ensino fundamental ou médio em escolas públicas; apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e histórico/declaração escolar (matrícula presencial); e informar se é canhoto ou se é portador de deficiência.
As aulas serão todas presenciais e acontecerão no Cemeb Bemvindo Moreira Nery e terão início no dia 23 de julho, com encerramento em 20 de novembro. Neste ano, os estudantes terão acesso a uma plataforma de apoio de ensino online. A “Maratona do Enem” será ministrada pelo InfoEnem Educacional Ltda., antigo Cursinho Educação Popular (CEP), que já atuou em cidades como São Roque e Mairinque e também esteve na coordenação do cursinho preparatório de Itapevi entre os anos de 2020 e 2021.
O curso oferece aulas de matemática, física, química, biologia, gramática, literatura, história, geografia, inglês, redação, quatro palestras e três simulados. Desde 2020 foram acrescentadas aulas de filosofia e sociologia.
São 170 vagas para o período vespertino (tarde), de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h10 e 170 chances para aulas noturnas, também de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 21h20. Para quem não pode estudar durante a semana, há uma turma de sábado, com 160 oportunidades, em aulas de período integral, das 8h às 16h20.
Documentação
No ato da inscrição, o estudante deverá anexar digitalmente documentos como RG e CPF, além de comprovante de residência.
Além disso, será solicitado histórico escolar que comprove que o candidato tenha cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas. Também é possível apresentar uma declaração de que o candidato está cursando o terceiro ano do ensino médio – o documento pode ser obtido na própria unidade escolar.
Caso o aluno tenha pedido a matrícula para um período que não tenha mais vagas disponíveis, deverá aguardar a lista de espera. Será obrigatório efetuar matrícula e apresentar os documentos solicitados, em todas as inscrições feitas pela internet.