Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

IPVA 2024: cobrança começa em janeiro e pagamento pode ser feito via pix

Logo Giro
Calendário para iniciar o pagamento do IPVA começa em janeiro (Arquivo Henrique Vilela/Giro S/A)

Contribuintes poderão pagar o IPVA em cota única em janeiro, com desconto de 3%, integralmente em fevereiro, ou parcelar em até cinco vezes

Os proprietários de veículos licenciados no Estado de São Paulo já podem consultar o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. O Decreto nº 68.142/2023, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6), estabelece as datas para o recolhimento do imposto e os percentuais de desconto para o pagamento em cota única.

Os contribuintes têm a opção de quitar o imposto em cota única no mês de janeiro, obtendo um desconto de 3%, pagar integralmente em fevereiro, sem desconto, ou parcelar o tributo em até cinco vezes (nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio), de acordo com o final da placa do veículo

Pagamento do IPVA

Os proprietários devem estar atentos ao calendário de vencimento conforme o final da placa do veículo para efetuarem o pagamento do IPVA 2024. O contribuinte pode realizar o pagamento utilizando a rede bancária credenciada e o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).

O recolhimento pode ser feito pela internet, débito agendado, terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Além disso, é possível pagar nas casas lotéricas e com cartão de crédito, em empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Pagamento via Pix
Em São Paulo, o IPVA também pode ser quitado por meio do PIX, de maneira rápida e imediata, permitindo o recolhimento por meio de QR Code em cerca de 800 instituições financeiras. Esse aumento na rede arrecadadora representa o principal benefício do PIX para os cidadãos, especialmente para aqueles sem conta em grandes bancos tradicionais, optando por instituições financeiras digitais.

Para utilizar essa modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Secretaria da Fazenda do Governo de São Paulo, informar os dados do veículo e gerar um QR Code, que será utilizado para o pagamento. O QR Code PIX tem validade de 15 minutos, após os quais expira. Caso não seja pago dentro desse período, será necessário emitir um novo QR Code, sempre pelo site da Sefaz-SP.

Os caminhões possuem prazos diferenciados: para o pagamento integral em janeiro, é concedido um desconto de 3%; já para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.

A tabela de valores venais, utilizada como referência para o cálculo do IPVA 2024 e que inclui milhares de marcas, modelos e versões de veículos, será publicada pela Sefaz-SP nos próximos dias.

Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual precisam quitar todos os débitos relacionados ao veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se houver, multas de trânsito.

Entenda a destinação do IPVA

O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Do total arrecadado, são descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb) e o valor restante é repartido metade para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e a outra metade para o Estado.

A quota-parte estadual vai compor o orçamento anual e, dessa forma, será utilizada nas diversas áreas de atuação do Estado, dentre as quais Saúde, Educação Segurança Pública e Infraestrutura, por exemplo.

Todas as informações sobre IPVA podem ser consultadas na página https://portal.fazenda.sp.gov.br/

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.