O novo teto para beneficiários do INSS é 0,07 ponto percentual menor que o antigo limite, de 1,91% ao mês, que vigorava desde agosto de 2023
Você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Caso sim, você, então, pagará menos nas futuras operações de crédito consignado. O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou na quarta-feira (11) o novo limite de juros de 1,84% ao mês para essas operações. Foram 14 votos a 1. As informações são da Agência Brasil.
INSS: menos 0,07%
O novo teto é 0,07 ponto percentual menor que o antigo limite, de 1,91% ao mês, que vigorava desde o mês de agosto de 2023. Já o teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,83% para 2,73% ao mês.
As medidas entram em vigor cinco dias após a instrução normativa ser publicada no Diário Oficial da União. A publicação está prevista para a próxima segunda-feira (16).
A justificativa para a redução foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic (juros básicos da economia). Em setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros básicos de 13,25% para 12,75% ao ano.
Com o novo teto, alguns bancos oficiais terão de reduzir as taxas para o consignado do INSS. Segundo os dados mais recentes do Banco Central, o Banco do Nordeste cobra 1,91% ao mês; o Banco da Amazônia cobra 1,9%; e o Banco do Brasil, 1,86% ao mês. Entre os bancos federais, apenas a Caixa cobra mais baixo que o futuro teto, com taxa de 1,74% ao mês.
Com informações de Agência Brasil.
LEIA MAIS: Catarina Fashion Outlet investe R$ 200 mi em 3ª expansão
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.