Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

IGMA 2024: Barueri é destaque em infraestrutura e mobilidade

Logo Giro
Igma 2024: Barueri é destaque em infraestrutura e mobilidade
Igma consolida, cruza e organiza os dados de fontes oficiais, públicas e primárias (Divulgação/Secom Barueri)

Segundo a pesquisa, Barueri também se classificou em outros pilares como em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; confira mais

Barueri alcançou uma classificação excelente na área de infraestrutura de transporte, abrangendo terminais, estações, conexões e calçadas que proporcionam um acesso efetivo para os moradores e a população em trânsito. A honraria foi atribuída pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma) 2024. Os detalhes foram divulgados na terça-feira (4).

O levantamento reúne dados públicos das 5.568 cidades brasileiras e contempla 72 indicadores, distribuídos entre os seis pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. 

Conforme o Segundo o Igma, Barueri ocupa a 1ª posição em Infraestrutura e Mobilidade Urbana entre as oito cidades da microrregião Osasco, 3ª entre as 45 da mesorregião metropolitana de São Paulo.

Leia Mais: Covid-19: Barueri amplia campanha de vacinação

A localidade ficou em 53ª entre as 645 cidades do Estado de São Paulo, 64ª entre as 1.668 cidades da região Sudeste e 81ª entre as 5.568 cidades do Brasil, com nota 87,86, considerada excelente.

Barueri premiada: mais detalhes sobre a conquista

Igma 2024: Barueri é destaque em infraestrutura e mobilidade
Na pesquisa, localidade ficou em 53ª entre as 645 cidades do Estado de SP (Divulgação/Secom Barueri)

Ainda segundo a pesquisa, o município também se classificou em outros pilares com as notas 79,43 em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, 74,58 em Educação, 70,49 em Sustentabilidade, figurando em 1º lugar na microrregião de Osasco.

Enquanto no setor de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência obteve nota 64,54; e 54,25 em Saúde, ficando em 2º lugar entre as oito cidades da microrregião. A média IGMA de Barueri foi de 71,86, que também manteve a cidade na dianteira no mesmo quesito e em 2º lugar entre as 45 cidades da região metropolitana de São Paulo. 

Sobre o Igma

Por meio de um algoritmo próprio, o Igma consolida, cruza e organiza os dados de fontes oficiais, públicas e primárias. As notas do índice são o parâmetro técnico utilizado no Prêmio Band Cidades Excelentes, iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Os principais objetivos desse Prêmio são “reconhecer boas práticas e iniciativas pioneiras de gestão pública municipal e incentivar a implementação de iniciativas de gestão públicas”.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail