Governador Tarcísio de Freitas explicou que os recursos serão aplicados na atualização do sistema de sinalização, com foco em eficiência, segurança e integração das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), autorizou nesta semana a assinatura de um termo aditivo ao contrato de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que corta diversos municípios da Região Oeste de São Paulo, eque são administradas pela ViaMobilidade. O aditivo prevê investimento de mais de R$ 1 bilhão para modernização do sistema de sinalização das duas linhas.
Os recursos incluem aproximadamente R$ 179 milhões convertidos de multas contratuais em melhorias diretas, R$ 364 milhões redirecionados de outros projetos da concessão e R$ 590 milhões aportados via Parceria Público-Privada (PPP).
“Nosso compromisso é com um transporte público cada vez mais moderno, seguro e eficiente. Ao assinar este aditivo, damos um passo importante para transformar falhas em soluções, convertendo multas em melhorias reais para os passageiros. É assim que mostramos que o Governo de São Paulo está ao lado de quem mais precisa: o cidadão que depende diariamente do trem”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.
Monitoramento das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
O novo sistema a ser implantado é o ETCS Nível 2 (European Train Control System), padrão internacional utilizado na Europa, que permite o monitoramento em tempo real e maior integração entre linhas. Com essa tecnologia, trens poderão, no futuro, circular entre diferentes linhas – como composições da Linha 8 operando na Linha 9 e vice-versa.
Além disso, a conexão reduzirá o intervalo nos horários de pico para cerca de três minutos, proporcionando um melhor atendimento aos usuários do sistema. A modernização será realizada ao longo de quatros anos e meio, com início imediato dos trabalhos, após a ordem de serviço.
A adoção do ETCS, que utiliza comunicação via rádio digital TETRA, representa um avanço significativo na segurança e na regularidade das operações, além de reduzir o intervalo entre trens. A implantação é compatível com os sistemas atuais, permitindo uma transição gradual e sem perda de investimentos já realizados.
Esse novo padrão já está previsto nos novos contratos de concessão, como as linhas 7, 11, 12 e 13 de trens. No caso das linhas 8 e 9, a inclusão ocorre por meio deste aditivo contratual.
O documento também contempla a elaboração do projeto para construção de um viaduto ferroviário entre as estações CEASA (Linha 9) e Imperatriz Leopoldina (Linha 8), que permitirá a circulação de trens entre as duas linhas no sentido do Centro. O aditivo prevê ainda expansões da Linha 9 e novas conexões até Barueri.
*Com informações da Assessoria do Governo de SP
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