No mês de outubro, o preço do botijão de gás de cozinha de 13kg já acumula alta de 3,5%, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O preço voltou a subir entre os dias 17 e 23 de outubro, alta de 1,5% na comparação com a semana anterior. No contexto nacional, o preço médio ficou em R$ 101,96, contra R$ 100,44 da semana anterior.
O uso de fogo a lenha para preparar alimentos é uma realidade em muitos lares brasileiros, trazendo doenças respiratórias e incêndios. Recentemente houve um caso de acidente doméstico com vítima fatal no município de Osasco. A mulher cozinhava com álcool.
Confira as 11 dicas do Idec:
1. Evite abrir o forno
Pode ser difícil resistir à tentação de abrir o forno de tempos em tempos para saber como está o alimento. Ao abri-lo, ele perde calor e dessa forma gasta mais gás para voltar a temperatura ideal. Marcar o tempo de preparo da receita ajuda a evitar abrir o forno desnecessariamente.
2. Mantenha as bocas do fogão limpas
Se as chamas estiverem meio amarelas ou laranjas, é sinal de que as bocas estão sujas ou com mau funcionamento. Dessa forma, o fogo perde potência e acaba gastando mais gás para cozinhar o alimento. A chama na cor azul significa a queima total do gás em combustão com o oxigênio, ou seja, uma chama mais intensa e mais quente. A limpeza com água e sabão deve ser suficiente. Caso não, procure soluções para remover as sujeiras mais impregnadas. Você pode utilizar até uma agulha para desentupir os orifícios.
3. Use panela de pressão quando possível
Embora muitas pessoas tenham medo de usar a panela de pressão, aprender a utilizá-la pode ajudar você a economizar gás, já que ela cozinha os alimentos em menos tempo. Uma boa dica, no caso de grãos como feijão e grão-de-bico, é deixá-los de molho por, pelo menos, 12 horas. Dessa forma, os grãos ficam mais macios, facilitando ainda mais o cozimento.
4. Evite a passagem de vento
Se na sua cozinha tem uma janela que permite a passagem de vento pelo seu fogão, vale a pena fechá-la enquanto cozinha. Isso porque o vento diminui a potência das chamas, exigindo mais tempo para que a panela atinja a temperatura ideal.
5. Cozimento a vapor
Que tal aproveitar o cozimento de um alimento que está na panela para colocar uma escorredeira metálica em cima e já cozinhar outros alimentos no vapor, como os legumes? Assim, você gasta a mesma quantidade de gás para cozinhar uma quantidade maior de alimentos.
6. Use bocas do fogão adequadas
Colocar uma panela pequena em uma boca grande é desperdício do seu gás de cozinha. Evite isso, a menos que esteja com muita pressa.
7. Tampe as panelas
Panelas tampadas aproveitam mais a chama, cozinhando mais rápido, já que o calor não se dissipa para o ar.
8. Corte os alimentos em pedaços menores
Como você pôde perceber, o tempo de uso é determinante para a economia de gás. Por isso, saiba que, quanto menor o alimento, menos tempo ele levará para ser cozido.
9. Planeje o uso do forno
Uma boa ideia é cozinhar pratos diferentes que usam o forno na mesma temperatura para cozinhá-los juntos. Por exemplo, leve a sobremesa e o prato principal juntos ao forno, sempre tomando cuidado com os diferentes tempos de cozimento.
10. Cheque o botijão de gás e mangueiras
O processo de checagem é simples. De tempos em tempos, verifique as roscas do botijão de gás e os canos do fogão e forno. Basta despejar um pouco de espuma de sabão e observar se há algum vazamento (surgem bolhas de ar). Além de ajudar na economia, evita acidentes.
11. Planeje e otimize o preparo das refeições
Aproveitar o tempo na cozinha para preparar refeições pensando nas próximas pode significar não precisar usar o fogão no dia seguinte. Faça porções maiores, especialmente dos acompanhamentos, e o que sobrar você ainda pode congelar.








