A partir desta quarta-feira (22), seguranças e agentes de atendimento que atuam na concessionária ViaMobilidade irão utilizar câmeras corporais – as chamadas bodycams -, durante o trabalho nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, trajetos de trem que ligam Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira e Itapevi às zonas oeste e sul da capital paulista.
Segundo a empresa, a medida visa trazer mais transparência em situações de atuação de prevenção e segurança, onde será registrado todo exercício. A câmera será acoplada no colete de trabalho, na região do peito do colaborador.
De acordo com a ViaMobilidade, os trabalhadores deverão iniciar as gravações, durante qualquer tipo de abordagem a um passageiro ou grupo de pessoas. As imagens captadas serão descarregadas em bases e sistemas, instalados nas estações das duas linhas.
“A chegada das bodycams nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda mostra o alinhamento da concessionária com as novas tecnologias de apuração de ocorrências para melhor atender a população”, diz Hamilton Trindade, Gerente Executivo de Atendimento da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, em nota divulgada para a imprensa.
No estado de São Paulo, as linhas do Metrô 4-Amarela e 5-Lilás e agentes da Polícia Militar já utilizam os sistemas de bodycams.