Segundo a Artesp, após o início da operação pela nova concessionária, o sistema free flow será implementado gradativamente; saiba mais
As rodovias Castello Branco e Raposo Tavares terão sistema de pedágio eletrônico, o Free Flow, que permite o pagamento da tarifa sem a necessidade de parada. À reportagem do Jornal Giro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) disse que “todos os contratos, agora, firmados pelos governo de SP nas concessões terão o sistema free flow; não vai mais existir praça de pedágio. Depois da operação, será implementado gradativamente.”
Conforme noticiou o Jornal Giro, haverá descontos para usuários frequentes do free flow: 10% para mais de dez passagens e 20% após a 21ª. Veículos com tags terão 5% de desconto adicional. As tarifas vão variar de R$ 0,54 a R$ 4,84.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin

Free Flow
A concessionária EcoRodovias deve assumir a administração das rodovias Castello Branco, Raposo Tavares e a Coronel Nelson Tranchesi a partir de abril deste ano. A assinatura do contrato ainda não ocorreu.
As concessões compõem o pacote do “Lote Nova Raposo”, que foi leiloado em novembro do ano passado, com uma oferta de R$ 2,1 bilhões, superando outros três concorrentes. No Estado de São Paulo, a EcoRodovias administra o sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto.
Os empreendimentos foram qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). A proposta é foi de fazer concessão de trechos de vias operadas atualmente pela ViaOeste e incluir estradas sob gestão do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).
Obras na Castello Branco
Mesmo com a vitória da EcoRodovias no leilão da Nova Raposo, foi informado que a CCR ViaOeste, concessionária que administra o sistema Castello Branco-Raposo Tavares, seguirá realizando as obras viárias.
Dentre as construções que vem sendo feitas pela empresa, está a obra de extensão das pistas marginais da via e remodelação dos trevos de Alphaville e Barueri, cujas finalizações estão previstas para 2025. Além de ações de recuperação e restauração de pavimentos.
Porém, nos últimos dias surgiram especulações nas redes sociais. Alguns internautas comentaram que a obra está parada e que a concessionária está revisando o cronograma de entrega.
Leia a matéria completa (clique aqui).

—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.