Segundo a Prefeitura, no dia de Finados, os veículos partirão do terminal para o antigo Cemitério Municipal e o Memorial Parque; saiba mais
Para ajudar a população na locomoção e o deslocamento dos moradores até os cemitérios da cidade, a administração municipal de Itapevi disponibilizará, gratuitamente, duas linhas de ônibus para a visitação de seus cemitérios públicos. Os campos-santos terão missas.
A data carrega um grande significado cultural e religioso, dedicada à memória dos falecidos. É um momento marcado por reflexão, saudade e homenagens aos entes queridos que já partiram.
Segundo a Prefeitura, os veículos partirão do terminal até o antigo Cemitério Municipal na Rua Gaudêncio Barbosa, 486 no Jardim Julieta; e do Terminal até o Memorial Parque, na Estrada Lucinda de Jesus Silva, 591, na Cohab. Os cemitérios estarão abertos das 7h às 17h.
Os espaços contarão com segurança reforçada, com o patrulhamento contínuo da Guarda Civil Municipal (GCM) nas duas necrópoles, para garantir a tranquilidade dos visitantes.
Finados em Itapevi: sobre as missas
Em Itapevi, serão realizadas cinco missas nos cemitérios da cidade ao longo de todo o feriado de Finados. No Memorial Parque, a Paróquia São José (Cohab) celebrará a missa às 9h.
No antigo cemitério do Jardim Julieta, quatro missas serão realizadas pelas paróquias: Igreja Matriz São Judas Tadeu (Centro), às 7h; Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças (Vila Dr. Cardoso), às 9h; Cristo Rei (Vila Nova Itapevi), às 12h; e Nossa Senhora Aparecida (Amador Bueno), às 15h.
Necrópoles terão celebrações religiosas (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)
Nos intervalos das cerimônias, a Secretaria de Cultura promoverá apresentações musicais com violinista, flautista e a banda da GCM de Itapevi.
Finados: sobre a data
No cristianismo, especialmente na Igreja Católica, o Dia de Finados é um momento de oração pelas almas dos falecidos, pedindo por sua paz e descanso eterno. É comum que as pessoas visitem cemitérios, limpem os túmulos e os decorem com flores e velas, como uma forma de respeito e para manter viva a memória dos que partiram.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.