Festival deve movimentar cerca de 90 mil pessoas por dia; Deatur vai atuar com a delegacia móvel e painéis de segurança
A Polícia Militar vai reforçar o efetivo de policiais para garantir a segurança do público que participará do festival de música Lollapalooza. O evento deve movimentar cerca de 90 mil pessoas por dia, entre 28 e 30 de março, no Autódromo de Interlagos.
A Divisão Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur) estará com a delegacia móvel no interior do recinto para o registro de ocorrências e atendimento dos frequentadores do festival.
“A PM está comprometida em intensificar o policiamento na região e garantir a segurança de todos participantes do festival. Com a cobertura de todo perímetro imediato do evento, policiamento dinâmico durante o escoamento do público, garantindo a percepção de segurança nos arredores”, disse o tenente-coronel Carlos Marques, atual comandante do 27° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M).
A operação na região do autódromo começou em 20 de março com patrulhamento ostensivo e preventivo, além da busca de procurados da Justiça e fiscalização de veículos. O efetivo que reforçará a segurança em toda a zona sul paulistana contará com mais de 500 viaturas, entre policiamento de área, unidades especializadas — como choque (Rota, Gate, Cavalaria e Rocam) —, trânsito, comando de aviação e bombeiros.
Conforme o planejamento operacional da PM, o policiamento será intensificado nos dias do festival nas principais vias de acesso ao autódromo, locais de grande circulação, estações de trens, metrô, terminais de ônibus e hotéis.
Além do policiamento preventivo, serão realizadas operações de saturação em pontos considerados críticos, ações de visibilidade e bloqueio para garantir a segurança do público em todo o entorno do festival.
Para agilizar o atendimento de ocorrências, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) contará com uma cabine exclusiva para recebimento de denúncias. O operador terá contato direto com os policiais da área. A equipe do Sistema Olho de Águia também vai auxiliar os policiais com o monitoramento aéreo da região com o uso de drones.
Delegacia móvel terá policiais bilíngues
A Deatur terá uma equipe completa atuando na unidade móvel instalada no interior do autódromo.
O ônibus conta com toda a estrutura para atendimento ao público, além da presença de uma agente feminina para acolher possíveis vítimas e registrar ocorrências, como, por exemplo, em casos de importunação sexual. Todas as equipes de plantão terão pelo menos um policial fluente em espanhol e inglês.
Neste ano, a Deatur instalará painéis digitais com orientações e dicas de segurança para o público. A ferramenta foi usada pela primeira vez no carnaval deste ano, na capital paulista, e auxiliou os foliões com dicas e instruções.
As ocorrências no entorno do autódromo serão direcionadas para a unidade de Polícia Civil da área. A Delegacia do Turista, no Aeroporto de Congonhas, também terá reforço no atendimento nos três dias do festival por causa da grande movimentação de passageiros.
O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), da Polícia Civil, atuará no policiamento preventivo especializado na área externa, com foco nos furtos e roubos de celulares e outros crimes patrimoniais. Além disso, o Serviço Aerotático (SAT) também apoiará as equipes em solo na área do evento nos horários de maior concentração de público.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
_
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.